Sputnik Brasil - Gigantes chinesas da Internet estão investindo ativamente no mercado eletrônico latino-americano, estimulando, assim, desenvolvimento de empresas de Internet regionais. Especialistas ressaltam que, desta forma, China está passando a dominar mercados antes dominados pelos EUA.
Enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, empenha forças para construção de um muro na fronteira com o México e para acabar com o governo bolivariano de Nicolás Maduro, a China está fortalecendo laços político-econômicos na região com investimentos significantes.
Segundo a Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe, de 2005 a 2016, a China investiu cerca de US$ 90 bilhões na América Latina. Ao mesmo tempo, em 2015, as autoridades chinesas anunciaram planos de dobrar as relações comerciais com a América Latina, de 250 a 500 bilhões de dólares até 2025.
As estimativas da comissão demonstram que o capital chinês está focado no setor tecnológico da Internet da América Latina. Em 2017, empresas chinesas investiram US$ 18 bilhões, fazendo com que o gigante asiático se tornasse o maior investidor estrangeiro no setor tecnológico, correspondendo a 18% de todo o investimento estrangeiro.
Quase todas gigantes chinesas de tecnologia estão de olho no mercado latino-americano. Por exemplo, Didi Chuxing comprou a empresa brasileira de táxis 99. A TCL estabeleceu uma empresa comum com a Rádio Victoria, maior fabricante local de eletrônicos. Até mesmo a Huiyin Blockchain Venture investiu no serviço argentino de pagamentos Ripio Bitcoin, e a empresa de motocicletas Mobike lançou seus serviços na Cidade do México e em Santiago.
À primeira vista, pode parecer fácil aplicar experiência chinesa na América Latina, visto que países latino-americanos enfrentam problemas antes enfrentados pela China: a falta de histórico de crédito da maioria da população, o subdesenvolvimento de serviços financeiros e logísticos etc. No entanto, a região é muito diferente em desenvolvimento econômico.
Por isso, o interesse dos investidores chineses é motivado mais por considerações políticas do que por rentabilidade, disse à Sputnik ChinaZhou Rong, especialista do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros.
"No que diz respeito ao que é mais significativo — sentido econômico ou político — no investimento chinês em países da América Latina, posso dizer que, com certeza, investir em países desenvolvidos é mais rentável economicamente e, em cooperação com países menos desenvolvidos, o senso político é mais óbvio", afirmou.
O especialista observou que o desenvolvimento econômico da América Latina é extremamente desigual. Por isso investimentos no México, Argentina e Brasil podem estimular o desenvolvimento tecnológico da região. Mas, quanto a "países mais atrasados da América do Sul, da América Central e do Caribe, receio que estejamos, na maioria das vezes, apenas ajudando-os a criar uma infraestrutura básica, sendo desnecessário falar sobre cooperação tecnológica profunda".
Apesar disso, também existem benefícios econômicos. Em primeiro lugar, os países da América Latina englobam um grande mercado consumidor, embora ainda não seja desenvolvido. A empresa de produtos eletrônicos Xiaomi vende com sucesso na Colômbia, no México, no Brasil e no Chile.
Vale destacar o investimento de US$ 180 milhões da Tencent — maior e mais utilizado portal de serviços de Internet da China — na empresa startup brasileira Nubank, que já conta com cinco milhões de novos clientes. Finalmente, alguns países latino-americanos que não podem oferecer um grande mercado interno são ricos em matérias-primas, e por isso a China está interessada em ajudá-los.
As autoridades venezuelanas, por exemplo, destinaram US$ 70 milhões para o desenvolvimento de tecnologias nacionais de segurança. Anteriormente, Reuters escreveu que a gigante chinesa ZTE se tornou a contratante principal para a criação neste país de um sistema nacional de identificação eletrônica para os cidadãos.