Aliança militar

Nesta quarta-feira (26), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Mark Rutte, alertou o presidente russo, Vladimir Putin, de que a resposta da aliança militar de defesa ocidental a um ataque à Polônia ou a qualquer outro aliado será devastadora.

"Se alguém cometer um erro e pensar que pode escapar com um ataque à Polônia ou a qualquer outro aliado, será confrontado com toda a força desta aliança feroz", afirmou Rutte, ao lado do primeiro-ministro polonês, Donald Tusk.

Em visita a Varsóvia, Rutte enfatizou a reação da OTAN.  "Isto tem de ser muito claro para Vladimir Putin e para qualquer pessoa que nos queira atacar", garantiu, acrescentando que a ameaça russa à Europa está tendo um forte impacto no continente e nos países da aliança.

Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou hoje que os países europeus são aproveitadores em relação a Washington. "Sim, penso que são aproveitadores. A União Europeia tem sido absolutamente horrível conosco", disse Trump, em referencia à OTAN e aos gastos que os EUA fizeram para apoiar a Ucrânia.