CORONAVÍRUS
 

Nesta quinta-feira (23), o diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou que EUA, Brasil e Índia (os três países que lideram o número de casos da Covid-19 no mundo) possuem capacidade de mudar o rumo da pandemia.

"É algo certo: países grandes podem ter grandes problemas, por conta dessa natureza. São populosos, complexos", afirmou Ryan durante coletiva. "Mas esses três países têm grandes capacidades internas e eu acredito que podem reverter a situação, por conta da natureza de sua saúde pública, sua ciência e habilidade para combater essa doença", completou.

Ryan também apontou que há divergências entre as gestões estaduais e federais, o que contribui para a complexidade do enfrentamento ao novo coronavírus. "É um dos preços que se paga pela democracia neste contexto".

Além disso, O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que metade dos óbitos e casos de coronavírus do mundo correspondem a esses três países.

Na quarta-feira (22), o Brasil bateu o recorde em número de casos em 24 horas com 65.339 registros. No total, são mais de 2,2 milhões de casos e quase 83 mil óbitos. Nos EUA, há 4 milhões de infectados e 143 mil mortes. E, fechando o ranking, a Índia possui 1,2 milhão de casos e 30 mil mortes.