GUERRA

Nesta quarta-feira (10), o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, se encontraram na Cisjordânia, para discutir os esforços dos Estados Unidos para enfrentar a violência extremista na região e ainda buscar minimizar os danos provocados aos civis de Gaza devido a guerra.

O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, acrescentou que em cima da mesa esteve conversas sobre reformas administrativas que, se implementadas, beneficiariam o povo palestino.
 
Abbas também pediu na reunião com Blinken, a convocação de uma conferência internacional de paz e que nenhum palestino deve ser deslocado da Faixa de Gaza, já que esta é parte integrante da esperança na criação do futuro Estado da Palestina. “Uma cúpula que alcance a paz e a segurança para todos e que ponha fim à ocupação israelita”, apelou Abbas.
 
No entanto, durante o encontro, vários manifestantes protestaram em Ramallah, na Cisjordânia. Segundo a agência Wafa, as forças israelitas detiveram 26 palestinos na Cisjordânia, elevando o número para mais de 5.780 presos desde o início do conflito, onde são visados todos os grupos, incluindo antigos detidos, doentes e idosos.