O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quarta-feira(7) que o Congresso precisa aprovar seu plano de infraestrutura de dois trilhões de dólares para garantir que seu país mantenha a liderança global em face do crescente avanço da China. 

O gigantesco plano de investimentos em transporte e tecnologia é necessário "para que os Estados Unidos possam liderar o mundo da maneira como o fizeram historicamente", disse ele em discurso na Casa Branca.  “Você acha que a China vai esperar antes de investir em infraestrutura digital, pesquisa e desenvolvimento?”, questionou o presidente democrata. 

Segundo Biden, em meio a tantas mudanças no mundo, os Estados Unidos devem liderar essas transformações.  “A democracia tem que mostrar que pode responder”, disse ele. O presidente destacou que não existem "pontes republicanas" ou aeroportos democratas e pediu à oposição que faça "a coisa certa" para o futuro. 

Sobre a necessidade de consenso para aprovar o plano, o presidente indicou que tentará trabalhar com os republicanos. "Estou pronto para trabalhar, realmente estou", disse ele, mas estabeleceu o único limite para não aumentar os impostos para aqueles que ganham menos de 400 mil dólares por ano.