MEIO AMBIENTE

Segundo um relatório da Global Energy Monitor, os produtores mundiais de combustíveis fósseis estão a caminho de quase quadruplicar a quantidade de petróleo e gás extraídos em novos projetos aprovados até o final desta década. Os Estados Unidos lideram essa onda de atividade que ameaça destruir os objetivos climáticos acordados pelos governos mundiais em Paris. 
 
"Apesar dos avisos constantes e claros de que nenhum novo campo de petróleo e gás é compatível com 1,5ºC, a indústria continua a descobrir e a aprovar novos projetos. É decepcionante. Mostra uma falta de compromisso do lado da oferta com os objetivos climáticos", afirmou Scott Zimmerman, gestor do projeto da Global Energy Monitor. 

As infraestruturas de petróleo e gás já em funcionamento serão suficientes para fazer com que o mundo ultrapasse os 1,5ºC e a atividade adicional planeada só irão aumentar ainda mais a temperatura global. Somente em 2023, cerca de 20 campos de petróleo e gás foram preparados e aprovados para extração após a descoberta.

A Agência Internacional de Energia (AIE) também revelou, em 2021, que não pode haver novas infraestruturas de petróleo e gás para que o planeta não ultrapasse os 1,5°C de aquecimento global, acima da era pré-industrial. A transposição deste limiar de aquecimento, acordado pelos governos no Acordo de Paris sobre o clima, terá efeitos cada vez mais graves, como ondas de calor, inundações, secas e outros, alertaram os cientistas.
 
No entanto, desde a declaração da AIE em 2021, os países e as principais empresas de combustíveis fósseis avançaram com uma profusão de novas atividades de petróleo e gás. Desde então, foram descobertos pelo menos 20 bilhões de barris de petróleo equivalente de novo petróleo e gás para futuras perfurações, de acordo com o relatório da Global Energy Monitor, ONG norte-americana. Segundo ainda o documento da Global Energy Monitor, desde o relatório da AIE de 2021, foi sancionado 45 projetos.

Os EUA, que produziram mais petróleo bruto do que qualquer outro país nos últimos seis anos consecutivos liderou os novos projetos de petróleo e gás em 2022 e 2023, também segundo o relatório. A Guiana ficou em segundo lugar, com os países americanos a representarem 40% de todos os novos projetos petrolíferos sancionados nos últimos dois anos. Em uma recente conferência do setor no Texas, o chefe da Saudi Aramco, a maior empresa petrolífera do mundo, afirmou que as pessoas deveriam "abandonar a fantasia" de eliminar gradualmente o petróleo e o gás.

Embora, os EUA terem realizado as novas descobertas, os produtores de combustíveis fósseis estão agora se concentrando em novas regiões para suas novas produções, com a América do Sul e a África a se tornarem as áreas dos próximos projetos.