ECONOMIA

A Alemanha ultrapassou o Japão e é agora a terceira maior economia mundial, após o país asiático ter sofrido uma retração no último trimestre de 2023. O enfraquecimento do iene, moeda do Japão, também foi um dos fatores decisivos para que a economia alemã superasse a japonesa.

O governo de Tóquio explicou que a economia recuou a um ritmo anual de 0,4% entre outubro e dezembro, embora tenha crescido 1,9% ao longo de todo o ano de 2023. 
 
No período entre julho e setembro, a atividade econômica no Japão ainda teve uma queda de 2,9%. Dois trimestres seguidos de contração são considerados um indicador de recessão técnica. De qualquer forma, de acordo com os economistas internacionais, o relativo enfraquecimento do Japão também é reflexo do declínio da população, assim como da produtividade e competitividade.
 
Até 2010, a economia japonesa foi a segunda mais forte do mundo antes de ser ultrapassada pela China. No ano passado, o PIB nominal japonês cresceu até aos 4.2 bilhões de dólares, ao passo que o da Alemanha atingiu os 4.4 ou 4.5 bilhões, dependendo da taxa de câmbio.  

Apesar disso, a própria Alemanha ainda enfrenta desafios econômicos, estando previsto que tenha apenas um leve crescimento de 0,3% em 2024, abaixo dos 0,8% inicialmente previstos no outono.