A cidade de Melbourne, localizada no estado de Victoria, na Austrália, teve suas fronteiras ajustadas para incluir o distrito vizinho de Melton, tornando-se assim a maior cidade do país, superando Sydney.

Com o acréscimo de 19 mil habitantes, Melbourne subiu para o topo da lista, o que era esperado, mas não tão cedo. Um censo realizado em 2022 havia estimado que a cidade, que agora conta com cerca de 5,8 milhões de habitantes, ultrapassaria Sydney em termos de população até 2031, mas a redefinição de suas fronteiras acelerou o processo.

No entanto, a mudança de posições não se deu apenas devido a esse ajuste técnico. "Isso ocorre porque mais pessoas estão deixando Sydney e se mudando para outras partes da Austrália do que o contrário. No caso de Melbourne, nos últimos anos, mais pessoas se mudaram para a cidade do que as que saíram", explicou Nick Parr, professor de demografia da Macquarie University, em entrevista à estação de rádio 2GB de Sydney.

A demógrafa Liz Allen, citada pela CNN, também apontou que o crescimento de Melbourne, localizada a cerca de 900 quilômetros de Sydney, é resultado da imigração, tanto internacional quanto nacional, ao longo da última década.