Ser famoso tem lá suas vantagens e isso ninguém pode negar. No entanto, da mesma maneira que a fama pode trazer benefícios, ela também pode ocasionar diversas situações desagradáveis na vida da pessoa.

Atualmente, por exemplo, qualquer deslize, atitude, fala ou posicionamento considerado 'incorreto' pode ser motivo de 'cancelamento' na internet.

A intensidade desse 'boicote virtual' varia de caso para caso. Alguns se desculpam com os fãs e rapidamente são 'descancelados'. Outros preferem se afastar das redes sociais e ignorar qualquer climão. Há também, aqueles que continuarão cancelados por um bom tempo. Assim como nos anos anteriores, em 2022, diversas celebridades passaram por essa situação. Relembre alguns casos!

Cássia Kis
Atriz veterana da TV Globo, Cássia Kis foi 'cancelada' na internet após fazer declarações homofóbicas em uma entrevista com Leda Nagle. Na ocasião, a artista discriminou pessoas LGBTQIA+, alegando que estes podem acabar com 'a família' e com 'a vida humana'.

'O que está por trás disso? Destruir a família. Destruir a vida humana? Porque onde eu saiba homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não dá filho. Como a gente vai fazer?', disse ela na ocasião. A fala foi reprovada pelo público, incluindo fãs e amigos famosos da atriz.

Léo Lins
O humorista Léo Lins foi outro artista que desagradou grande parte do público com uma fala totalmente infeliz neste ano. Em julho de 2022, ele fez uma 'piada' envolvendo uma criança com hidrocefalia. A atitude foi reprovada pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e também pelo SBT, que demitiu o comediante do programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili.

Fernando Zor
O cantor Fernando Zor, que faz dupla com Sorocaba, causou polêmica nas redes sociais ao fazer um post sobre qual seria a 'mulher ideal' para ele. Diante da repercussão, ele chegou a explicar que tudo não passava de uma brincadeira, no entanto, era tarde demais e a internet não perdoou o cantor.

Maitê Proença
A atriz Maitê Proença foi outra famosa que entrou para a lista de cancelados na internet em 2022, após fazer uma declaração polêmica a respeito da cantora Adriana Calcanhoto, na época em que as duas namoraram. Na ocasião, a artista disse em entrevista à revista JP, que queria que a namorada fosse homem. Isso foi o suficiente para ela ser duramente criticada na web.

'Eu queria que ela fosse homem. Para essa atividade sempre gostei mais de homem. Mas ela é mulher, gosto dela e aceito isso', disse. 'Sei que as feministas e os LGBTs não vão gostar do que acabei de dizer, mas, honestamente, é assim, entendeu? Posso experimentar algo diferente para estar com ela', acrescentou.

Diante da repercussão, Maitê chegou a se explicar:

'Na minha cabeça é como se eu estivesse falado que gosto mais de morenas, mas ela é ruiva. Então como eu gosto tanto dela, acho ok que ela seja ruiva. Ela tem outras coisas interessantes e legais que eu gosto, que isso fica menor. Ser mulher é apenas uma característica', esclareceu em bate-papo com Gabriela Prioli.

Jade Picon
2022 foi um ano e tanto para Jade Picon. A jovem, que até então era muito conhecida na internet por conta de seus trabalhos como influenciadora, se destacou no BBB22 e, posteriormente, ganhou um papel na novela Travessia. Tudo isso por si só já rendeu inúmeras críticas para a famosa. No entanto, o que causou um breve 'cancelamento' em sua vida, foi quando ela disse no podcast Pod Delas, que não repete roupas após postar alguma foto com o look e que a peça 'desaparece' pra ela.

Jade, por sua vez, explicou que o vídeo foi tirado de contexto: 'Estava comentando que penso muito na versatilidade das peças antes de comprar, preciso me imaginar usando de vários jeitos e em várias ocasiões. Nada como uma compra que você vê depois que foi bem feita e bem usada', explicou.

'Sobre ter um stylist para fazer produções que depois são devolvidas. Lookinho para gastar: looks que eu uso e devolvo para a marca. Não gosto de gastar dinheiro em peças que eu vou usar uma vez só. Eu não repito produções de eventos marcantes, minhas roupas do dia a dia vocês já conhecem e me veem direto usando, quando não uso mais, eu passo para frente na minha lojinha ou doações', esclareceu.

Caio Castro
O ator Caio Castro foi assunto durante semanas após dizer durante participação no podcast Sua Brother que, em um encontro, ele não gosta de ter a obrigação de pagar a conta sozinho.

'Qual a diferença entre pagar a conta e ter que pagar a conta? Me incomoda muito essa sensação de ter que sustentar, ter que pagar... Eu não tenho que fazer p**** nenhuma', disse ele na época.

De acordo com o famoso, o problema está em impor o pagamento: 'Faço questão de te chamar para jantar, vou ao banheiro, já pago a conta... Não chega nem conta, já está resolvido... Agora pediu a conta e não se mexeu e não perguntou nunca, como se eu tivesse esse papel? Você não é minha filha', rebateu.

A fala do artista foi mal interpretada por muitas pessoas, que fizeram duras críticas a ele. Apesar de toda a polêmica, Caio Castro não se incomodou com a repercussão, já que fez do limão, uma limonada. 'Foi bom, pode viralizar, fechei duas campanhas 'animal'', disparou ele. 'Eu acho graça, está tudo bem, internet é isso aí. Não me meti na vida de ninguém, isso é a particularidade de cada um', destacou.

Marilene Saad, esposa de Stênio Garcia
Outra grande polêmica de 2022 envolveu Marilene Saad e o marido, Stênio Garcia.

Na época, o ator estava sendo entrevistado por um repórter do programa A Tarde é Sua, quando, ao perceber que o marido estava sem máscara de proteção, a mulher interrompeu a conversa e o retirou do local à força.

A atitude da esposa do artista acabou causando o maior climão. Na internet, o público não perdoou o comportamento de Marilene, fazendo com que ela fosse 'cancelada' imediatamente. Diante da repercussão e críticas que recebeu, Saade se explicou, dizendo que fez isso para proteger Stênio, já que o marido tem problemas de saúde. O assunto, no entanto, continuou repercutindo por semanas.

Joelma
Nem mesmo a cantora Joelma ficou ilesa da lista de cancelados em 2022. O motivo? Em julho deste ano, um fã viajou 14 horas parar tirar uma foto com a artista após vencer um sorteio. Ele, no entanto, teve o pedido recusado pela famosa, que foi duramente criticada na web.

Como justificativa, Joelma explicou que ainda estava se recuperando de sequelas da Covid-19 e, por isso, estava evitando ficar muito próxima das pessoas. 'Meu amor, é caso de doença. Ou eu atendo você ou faço show, e aí?', respondeu ela ao ouvir o apelo do fã.

Bruna Karla
Mais uma polêmica envolvendo falas homofóbicas! Desta vez, quem fez um discurso preconceituoso foi a cantora gospel Bruna Karla. Na ocasião, ela disse que se negou a cantar no casamento de seu amigo gay, o youtuber Bruno Di Simone, e só estaria presente na cerimônia se ele casasse com uma mulher.

'Teve um amigo que me perguntou: 'Bruna, quando eu me casar você vai no meu casamento?' e eu olhei para ele, fui bem sincera e disse: 'Ah, quando você se casar com uma mulher linda e cheia do poder de Deus, eu vou sim'. Estou falando de um amigo, homossexual, que a gente tem essa liberdade, e eu falei que o dia que eu aceitar cantar em um casamento com outro homem, eu posso parar de cantar sobre a bíblia e sobre Jesus', disse ela ao podcast 'Positivamente', apresentador por Karina Bacchi.

Monark
Outro famoso extremamente cancelado na internet foi o youtuber Bruno Monteiro Aiub, mais conhecido como Monark, ex-apresentador do 'Flow Podcast'. O rapaz causou polêmica nas redes sociais após fazer um comentário sobre nazismo no programa. Na ocasião, ele defendeu a existência de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido legalmente no país. O youtuber foi duramente criticado por entidades judaicas e também pelos internautas.

Após repercussão negativa, Monark chegou a se desculpar. Ele admitiu que errou em seu comentário e pediu compreensão, alegando que estava bêbado. Apesar disso, ao longo do ano, o youtuber voltou a se envolver em outras polêmicas. Uma delas, envolve o compartilhamento de um vídeo com informações falsas sobre o resultado das eleições presidenciais de 2022.