Dramaturgo, ator, diretor teatral e um dos principais nomes da cena cultural belo-horizontina, João das Neves morreu na manhã desta sexta-feira (24), vítima de um câncer. A morte aconteceu em sua casa, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. João era casado com a cantora Titane e deixou duas filhas.
Nascido no Rio de Janeiro, João começou os estudos na Fundação Brasileira de Teatro (FBT). Sua obra sempre foi construída a partir de uma perspectiva social, incorporando à sua dramaturgia identidades da cultura afro-brasileira, da cultura indígena, da mulher, do trabalhador, do homem do sertão, dos homossexuais. A estética inovadora também foi uma preocupação em seu trabalho.
Foi um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes fundamentais do teatro brasileiro. A companhia teatral foi marcante na resistência cultural e política no período da ditadura militar.
Em 2017, João recebeu a 29ª Medalha Chico Mendes de Resistência, sendo homenageado na cerimônia realizada na OAB, no Rio de Janeiro. Em 2015 recebeu importantes homenagens, como da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, SESC Palladium, em Belo Horizonte, e o Itaú Cultural, em São Paulo, que vem somar aos prêmios diversos com que já foi contemplado, como o Molière (vários), Bienal Internacional de São Paulo, APCA, Golfinho de Ouro e Quadrienal de Praga.
Confira a postagem feita pela família no perfil oficial do dramaturgo no Facebook sobre a morte de João das Neves: