O ator e comediante britânico Robbie Coltrane, de 72 anos, famoso por ter vivido o personagem Hagrid na franquia de filmes “Harry Potter”, morreu nesta sexta-feira (14), segundo informações do site americano The Hollywood Reporter.
A agente de Coltrane, Belinda Wright, comentou ao site que o ator era um “talento único”, de quem ela se lembrará como “um cliente fiel e eterno”.

“Além de ser um ator maravilhoso, ele era muito inteligente e brilhantemente espirituoso, e depois de orgulhosos 40 anos sendo chamado de sua agente, sentirei falta dele”, acrescentou Wright.
Robbie Coltrane nasceu Anthony Robert McMillan em 30 de março de 1950, em Glasgow, Escócia, como filho de um médico e um professor. Depois de se formar na Escola de Artes de Glasgow, continuou seus estudos na Moray House Faculdade de Educação, em Edimburgo.

Mas como suas tentativas de se tornar um artista não deram certo, McMillan assumiu a comédia stand-up em clubes de Edimburgo. Em seguida, mudou o sobrenome em homenagem à lenda do jazz John Coltrane, quando passou a atuar em Londres.

O barulhento e excêntrico ator começou a carreira na comédia e no teatro. Antes de ganhar fama no cinema como o simpático personagem dos livros infantis, ele participou de dois filmes de James Bond: “007 Contra GoldenEye” e “007 – O Mundo Não é o Bastante”

Na TV, o ator participou de produções como “Flash Gordon”, “Blackadder” e “Keep It in the Family”. Ele também atuou em comédia, incluindo “A Kick Up the Eighties”, “The Comic Strip” e “Alfresco”, tornando-se um dos humoristas mais famosos da televisão britânica.

Coltrane ganhou três prêmios consecutivos Bafta (“Oscar” do Reino Unido) de Melhor Ator de Televisão.
Mas sua fama se tornou global por um papel coadjuvante: Rubeus Hagrid, o gigantesco jardineiro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, nos filmes de “Harry Potter”, começando em 2001 com “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
Robbie Coltrane deixa uma irmã, Annie Rae, os filhos Spencer e Alice e a mãe, Rhona Gemmell.