A atriz Carolina Dieckmann tinha  22 anos quando protagonizou um dos momentos mais épicos da teledramaturgia brasileira. Quando Camila, sua personagem em Laços de família, raspa o cabelo que começava a cair, após começar a quimioterapia para tratar sua leucemia. A cena vai ao ar hoje (08/02), no Vale a pena ver de novo. 

Em entrevista ao jornalista Daniel Palomares, do UOL, Carolina contou um pouco sobre o que viveu nessa cena tão marcante, que não estava nem no roteiro. A gravação era para uma campanha de incentivo à doação de medula óssea, mas acabou indo ao ar dentro da novela, mesmo sem estar nos planos.  

"Quando eu vejo a cena, vejo meus medos, minhas inseguranças. Um certo orgulho de ter enfrentado aquilo, tão nova. Tem muita memória emotiva dela gravada em mim. Nunca imaginei que se tornaria icônica. Ela prova o tamanho da minha entrega total" , relembra a atriz. 

O que vemos na telinha é embalado por uma música que marcou a novela e o momento vivido por Camila naquele momento. A canção Love by grace, de Lara Fabian, fez muito sucesso entre os espectadores da obra de Manoel Carlos. 

Na época em que a novela foi lançada, a trama de Camila e sua doença ajudou a criar empatia com o público. A personagem sofreu com certa rejeição, devido ao comportamento mimado e o envolvimento com o ex-namorado da mãe, o personagem Edu, vivido por Reynaldo Gianecchini.

Dieckmann acredita que o sucesso da personagem está ligado ao seu jeito e aos erros cometidos. "Acho que é tão bonito por isso. Ela tem seus erros, não é uma mocinha comum. Ela tem um caminho até chegar na doença no qual ela amadurece. Acho bom que ela divida opiniões. As pessoas não são uma coisa só, não são mocinhas ou vilãs. Elas são misturas de experiências". 

Laços de família é um dos maiores sucessos da história da Globo e já foi reprisada algumas vezes, tanto no próprio Vale a pena ver de novo, como no canal fechado Viva. A obra, de autoria de Manoel Carlos, é tida por muitos como sua melhor criação. Atualmente, a novela é transmitida de segunda à sexta, às 16:25, após a Sessão da tarde.