Após ser apontada de tecer comentários xenofóbicos direcionados aos nordestinos no Big Brother Brasil 21, a cantora Karol Conká poderá ter sua apresentação cancelada no festival Rec-Beat, que será realizado no dia 14 de fevereiro. O evento, originalmente pernambucano, realizará a nova edição em formato virtual e todo o material audiovisual que será exibido foi captado antes da entrada da artista no reality.

De acordo com a nota publicada nos perfis oficiais do Rec-Beat, os organizadores estão "avaliando as implicações resultantes de uma possível suspensão da exibição do conteúdo audiovisual gravado pela artista" por considerar que a participação da cantora no reality "revela posturas que confrontam os princípios do Festival Rec-Beat".

A organização, ressalta, entretanto, que repudia "a prática do cancelamento e da condenação/linchamento de pessoas pelas redes sociais". Esta edição do festival foi denominada de "Rec-Beat SP", com apresentações gravadas em espaços públicos como o Largo do Paissandu, em São Paulo, e o Marco Zero e o Cais da Alfândega, no Recife Antigo.

BBB
A cantora Karol Conká foi criticada após pontuar, em conversa com as participantes Sarah e Thais, o jeito que Juliette se comporta com as outras pessoas da casa, destacando que ela age de maneira expansiva. "Aí as pessoas dizem: não, é o jeito, porque lá na terra dessa pessoa é normal falar assim. Eu sou de Curitiba, entendeu? É uma cidade muito reservadinha, por mais que eu seja artista e rode o mundo, eu tenho os meus costumes", explicou Karol.

A artista ressaltou, ainda, que o modo de agir da sister invade o espaço dos outros. "Tipo, eu tenho muita educação pra falar com as pessoas, eu tenho meu jeito brincalhão, eu brinco, mas reparem que eu não invado, eu não passo... eu não desrespeito, eu não falo nem pegando nas pessoas", continuou. Os comentários foram interpretados pelos internautos e espectadores como xenofóbicos, preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu.

Leia a nota na íntegra:

Discordamos fortemente das declarações e atitudes da artista Karol Conká em sua participação na casa #BBB21, que revelam posturas que confrontam os princípios do Festival Rec-Beat. Por ela estar incomunicável e por envolver vários agentes, estamos avaliando as implicações resultantes de uma possível suspensão da exibição do conteúdo audiovisual gravado pela artista para compor a edição digital do Rec-Beat SP, programada para o dia 14/02.

Ressaltamos que repudiamos a prática do cancelamento e da condenação/linchamento de pessoas pelas redes sociais. Qualquer posição que venha a ser tomada pelo Rec-Beat virá acompanhada de ações que debaterão questões como a xenofobia e da cessão de espaço para que a artista se manifeste no momento em que ela sair do isolamento imposto pelas regras do BBB.