CALENDÁRIO

Maio já chegou e com ele 31 dias recheados de eventos por todo o Brasil: são 92 festividades incluídas no Calendário de Eventos do Ministério do Turismo (MTur) neste mês, que conta com feiras, exposições, eventos esportivos, festivais de cinema, aniversários de municípios, festejos religiosos, eventos gastronômicos, musicais e muito mais. A Agência de Notícias do MTur vai te mostrar alguns deles para que você já se programe, mas é possível ter acesso a todos os eventos cadastrados acessando o Calendário (CLIQUE AQUI).

O Calendário tem como objetivo promover os eventos do Brasil. É bom para o turista - que encontra em um só lugar as festividades nacionais - e bom para o município, que pode usar o Calendário como uma ferramenta de divulgação da sua festa, recebendo mais viajantes e gerando mais renda. E é fácil fazer parte do Calendário do MTur: basta que o gestor estadual ou municipal cadastre seu evento na plataforma, fornecendo as informações sobre as festividades.

Clique AQUI e preencha as informações (dados do evento e do solicitante, estado, categoria, datas e um pequeno texto com a descrição da festividade) para realizar o cadastro. Ficou com dúvidas? Acesse o Manual de Preenchimento.

Acesse:http://chrome-extension//efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/assets/pdf/21_07_2022_manual_preenchimento_calendario_eventos.pdf

A ministra do turismo, Daniela Carneiro, deixou um recado sobre o assunto. Confira:

Pronto, agora que você já sabe como funciona o Calendário de Eventos, confira algumas das festividades que acontecerão no mês de maio:

CULTURAIS - Entre 5 e 7 de maio, Cabo Frio (RJ) realiza O 1º Festival MPB Passagem. O evento vai reunir a Música Popular Brasileira e entretenimento familiar com artesanato e promoção cultural, além de fomentar a gastronomia e a importância histórica do bairro Passagem, o mais antigo de Cabo Frio.

Já os dias 12 e 13 de maio serão palco para Perolândia (GO) realizar a 31ª Festa dos Pretos de Perolândia, um evento realizado por uma das famílias tradicionais do município e que tem como objetivo manter as tradições afro-brasileira com feira cultural, capoeira, maculelê, dança, desfile afro, show e muito mais.

Também na mesma data (12 e 13 de maio), Caraguatatuba (SP), vai ser a cidade palco do Geek Games. Os fãs da cultura pop e de videogames podem esperar as seguintes atrações: Lan Party, Card Games, Jogos de Tabuleiro (Board Games), Dubladores, YouTubers, Food Trucks, Ilha dos Artistas, Torneio Cosplay e apresentações musicais nos três dias de eventos.

No fim do mês (dias 25 a 31 de maio) ocorre a Semana da Cultura Caiçara, em Praia Grande (SP). O evento resgata e valoriza a Cultura Caiçara por meio de uma programação formada pelas mais diversas manifestações culturais e práticas tradicionais.

RURAIS – Até o dia 7 de maio acontece a 88ª Expozebu em Uberaba (MG), uma feira que apresenta aos associados, expositores, visitantes e convidados a contribuição da pecuária zebuína para setores além do produtivo. O evento conta com leilões, campeonatos, concurso leiteiro, seminário, mostras culturais e muitas outras atrações. São mais de 30 países participantes, 600 mil pessoas de comitivas internacionais e mais de R$ 350 milhões em negócios.

A cultura da pecuária também vai tomar conta de Oeiras (PI), que vai realizar durante o mês inteiro (01 a 31 de maio) a Festa do Vaqueiro. O evento faz parte das tradições e do calendário cultural do município, movimenta a economia e atrai público de várias regiões do Estado. A programação conta o conta com café-da- manhã, cavalgada, missa, disputas, premiações e shows musicais.

GASTRONÔMICO – O Calendário também vai encher o prato dos amantes de uma boa comida. Entre os dias 9 e 11 de maio, Novo Hamburgo (RS) realiza o SulServe 2023, uma feira especializada em panificação, food service e Hotelaria, reunindo fabricantes e fornecedores. Na feira, os visitantes vão conhecer as principais tendências em equipamentos e produtos alimentícios, além de participarem de palestras e cursos de especialização.

Já nos dias 12 e 13 de maio, Chapadão do Sul (MS) vai proporcionar ao visitante uma experiência no Festival Gastronômico de Chapadão do Sul. O objetivo é promover, valorizar e divulgar a gastronomia da cidade, e o público vai apreciar pratos especiais que representam a cultura da região norte de Mato Grosso do Sul.

O delicioso tour pelas comidas do Brasil continua em Santo Antônio do Pinhal (SP) que realiza, entre os dias 12 e 21 de maio, o Festival de Azeites, Queijos e Vinhos. Um encontro de sabores entre os principais produtores locais e regionais da Mantiqueira Paulista.

Fechando o mês, entre os dias 18 e 24 de maio, Caratinga (MG) vivencia o “Buteco é Coisa Nossa”. O evento é composto de circuito de bares, que oferecem ao viajante a especialidade da casa. Além, da boa comida, a visitação também é composta de apresentação musical.

RELIGIOSOS – Para quem quer viver um momento de fé, o festejo do Divino Espírito Santo é o evento ideal, sendo realizado em diversas cidades do país. No dia 27 de maio, a festa acontece em Paraíso do Tocantins (TO).

Já Morada Nova (CE) celebra o festejo entre os dias 18 a 28 de maio. A festa do Divino Espírito Santo acontece anualmente no mês de maio, após 50 dias do domingo que se celebra a Páscoa. Toda a festividade contempla a religiosidade, abrangendo os ritos religiosos, celebrações eucarísticas, recitações de rezas e procissões, e a sociabilidade, com programações artísticas e culturais.

Em Correntina (BA), e evento vai ser nos dias 27 a 29 de maio, celebrado juntamente com Nossa Senhora do Rosário. A festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário é realizada há mais de 100 anos e é uma crença popular muito antiga vivida até hoje pela população local.

BÔNUS: FESTEJOS DE SÃO JOÃO – Você não leu errado! Em pleno maio, as cidades brasileiras já iniciam o festejo tradicional que movimenta cerca de R$ 3,4 bilhões (levantamento do MTur feito em 2022 e levando em conta as festas daquele ano) nos principais destinos que realizam o evento. As festas de São João, que acontecem em junho e julho, já recebem o “abre alas” no mês cinco em Delmiro Gouveia (AL) - entre os dias 13 de maio e 8 de julho, com o São João nas Comunidades -, em Ibirá (SP), que realiza o Juninão de Ibirá até o dia 23 maio.

 

 


Ascom/ Ministério do Turismo