TEMPORADA DE INVERNO

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que começará no próximo dia 2 de junho, abrirá a temporada de inverno na Serra da Mantiqueira, oferecendo uma gama de opções para os turistas que passarem as férias de inverno na Serra da Mantiqueira, que vão de pastelaria a culinária internacional e contemporânea.

O festival, que vai até 30 de julho, reunirá 67 estabelecimentos de 28 municípios localizados na Serra da Mantiqueira dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nas regiões de Campos do Jordão (SP), Sul de Minas Gerais, Serra da Bocaina (SP) e Visconde de Mauá (RJ). Estão inscritos restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, foodtrucks, bistrôs, sorveterias, vinícolas e até pousadas com pegada gastronômica.

A relação de todos os participantes do festival pode ser acessada por meio do site oficial do evento: https://saboresdamontanha.com.br no menu "participantes do festival". Nele o público poderá conferir as fotos dos pratos, ficha técnica, ingredientes utilizados pelos chefs e informações de contatos.

Culinária mineira

Com 18 municípios participando do festival, parte dos estabelecimentos do estado de Minas Gerais valorizou sua comida típica mineira, com insumos frescos de produtores artesanais da própria região.

A Pousada Caminho dos Ipês, de Passa Vinte (MG), elaborou um prato que leva seu nome e, ao mesmo tempo, aproveitou uma iguaria típica milenar que está presente na mesa dos mineiros. 

O Corte Mineiro a la Caminhos dos Ipês é um corte especial de porco assado em fogão à lenha e servido com cebola assada e molho especial da Chef Silvana Rabelo. Acompanha tutu à mineira (outro prato milenar, que data do século XVI), arroz com lentilha, farofa de alho e salada de ovos com agrião árabe. E de sobremesa, o também tradicional pudim Romeu e Julieta, preparado por meio da receita da família da Chef.

Já o The Town Bar e Café, de Santa Rita do Sapucaí (MG), criou um prato que mescla o queijo típico mineiro com uma massa doce de origem belga, porém, mais comum e conhecida nos Estados Unidos. O autor dessa mistura deliciosa, Leonardo Ribeiro, criou o Waffle de Queijo Meia Cura. 

O Waffle é produzido com o queijo meia cura, goiabada e finalizado no maçarico, para deixá-lo gratinado e com sabor mais interessante e especial. A menos de 1h20 de distância de Santa Rita do Sapucaí, o Bento´s Head Pub, em Itapeva (MG),
também fez uma aposta na mesclagem de insumos para criar o Bento´s Burger. Ele é produzido com o bagaço do malte da sobra da produção de cerveja. 

Além disso, o autor do burger, Rodrigo Lebrão, adicionou mel do apiário próprio da casa. O hamburguer é uma mistura de carne bovina, linguiça caseira do Herança da Roça e bacon. O queijo é o premiado Cuitelo Real. Acompanha cebola caramelizada com açúcar mascavo e shoyo, e para finalizar, uma rúcula de horta orgânica própria. O lanche é acompanhado pela cerveja artesanal produzida pelo próprio pub.

* Diretor Executivo da Assimptur

  turismologoali@hojeemdia.com.br