array(31) {
["id"]=>
int(183142)
["title"]=>
string(91) "Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez desde maio; Bolsa recua após alta histórica"
["content"]=>
string(10038) "O dólar fechou em queda nesta terça-feira (6), recuando 0,49%, a R$ 4,977, abaixo dos R$ 5. A última vez que a moeda havia encerrado uma sessão abaixo desse nível foi em 18 de maio deste ano.
A continuidade da queda veio após o recuo de 4,11% registrado na véspera (5), primeiro pregão após o primeiro turno das eleições, quando a moeda encerrou a R$ 5,001, na maior queda intradiária desde 2018, quando recuou 5,50% em uma única sessão.
O movimento ocorreu com os investidores ainda repercutindo o resultado do primeiro turno da eleição presidencial, que terminou com o senador Flávio Bolsonaro (PL) à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A perda de força do dólar também foi observada em relação a outras moedas. O índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana ante uma cesta de seis moedas fortes, recuou 0,31% nesta terça.
A Bolsa fechou em queda de 0,54%, aos 205.783 pontos, em um movimento de realização de lucros após a forte valorização da véspera. Na segunda-feira, o Ibovespa subiu 7,70%, aos 206.911 pontos, no maior patamar da história, em termos reais e nominais.
No ano, a queda da moeda americana é de cerca de 9%, enquanto a alta da Bolsa é de 28%.
Para Matheus Spiess, estrategista da Empiricus Research, o movimento desta terça é uma correção natural após a forte alta da véspera, com investidores realizando parte dos lucros e ajustando posições. Segundo ele, o mercado deve continuar reagindo às pesquisas eleitorais e ao noticiário político até o segundo turno, em um movimento que tende a alternar altas e correções.
Willian Queiroz, sócio e advisor da Blue3 Investimentos, também avalia que o recuo é um movimento de ajuste após a valorização expressiva da segunda-feira. Segundo ele, o mercado deve acompanhar a evolução das campanhas e as alianças políticas para o segundo turno, que podem continuar influenciando os preços dos ativos brasileiros.
Entre as ações que pressionaram o índice estiveram as do Banco do Brasil, que fecharam em queda de 6,57%, a R$ 24,60. O movimento ocorreu após o JPMorgan reduzir a recomendação dos papéis do banco de neutro para abaixo da média, com preço-alvo de R$ 23 para o fim de 2027. O valor representa uma potencial queda de 13% em relação ao fechamento de segunda-feira, quando a ação encerrou a R$ 26,33.
Entre os motivos apontados pelo banco está uma perspectiva mais difícil para a qualidade dos ativos e a inadimplência no agronegócio, diante dos dados de julho e agosto, dos riscos climáticos remanescentes do El Niño e da pressão do câmbio.
O JPMorgan também avalia que a queda dos juros pode pressionar a margem financeira líquida do Banco do Brasil. Embora taxas menores favoreçam a inadimplência de forma geral, o banco tem baixo custo de captação e excesso de liquidez em sua base de depósitos, o que faz com que se beneficie proporcionalmente mais de um cenário de juros elevados.
Os juros futuros continuaram repercutindo o resultado eleitoral, após registrarem forte baixa na segunda-feira. Às 17h09, a taxa para janeiro de 2028 estava em 12,590%, queda de 0,07 ponto percentual, enquanto a taxa para janeiro de 2035 estava em 12,710%, recuo de 0,08 ponto percentual.
Leonardo Mendes, economista e consultor financeiro da Manchester Investimentos, diz que a abertura inicialmente positiva desta terça mostrou a continuidade da reprecificação dos ativos brasileiros, mas em intensidade menor após o movimento excepcional da véspera.
"Na minha leitura, o ponto mais importante agora é que o mercado começa a sair da reação imediata ao resultado eleitoral e passa a tentar precificar o que pode vir depois. A composição do Congresso, a sinalização fiscal e, principalmente, os nomes e propostas econômicas que surgirem ao longo do segundo turno devem ganhar cada vez mais peso", afirma.
A reação dos mercados ao resultado do primeiro turno refletiu a expectativa de alternância de poder e de uma condução fiscal mais sólida, na avaliação de investidores. Esse cenário reduz a percepção de risco sobre os ativos brasileiros e aumenta o otimismo entre analistas.
Flávio Bolsonaro terminou o primeiro turno na liderança, com 47,03% dos votos, ante 45,16% de Lula. Os dois disputarão o segundo turno, marcado para o próximo dia 25.
Para William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, a avaliação predominante entre os investidores é de uma possível mudança em direção a uma política mais à direita e potencialmente mais alinhada a uma agenda econômica considerada favorável pelo mercado. Entre os pontos destacados estão menor intervenção do Estado na economia, maior protagonismo da iniciativa privada e atenção à questão fiscal.
Nesse cenário, os ativos brasileiros passam a incorporar a expectativa de que o novo Congresso e o novo Senado, além de uma eventual mudança no Executivo, possam favorecer pautas econômicas mais bem recebidas pelo mercado. Essa perspectiva ajuda a explicar tanto a forte alta da Bolsa quanto a valorização do real observadas na véspera.
No exterior, os investidores voltaram a acompanhar os preços do petróleo, que, às 17h11, avançavam 0,72%, a US$ 101, diante de novos ataques dos houthis, grupo do Iêmen aliado do Irã, a aeroportos da Arábia Saudita. A commodity passou grande parte do dia no território negativo e chegou a US$ 97,09, queda de 3,22%, na mínima da sessão.
Na noite de segunda-feira (no Brasil), os aeroportos de Jazan e Najran foram bombardeados, deixando três pessoas feridas, segundo a autoridade-geral de Aviação Civil do país. Os houthis assumiram a autoria dos ataques.
O grupo iemenita anunciou nesta terça-feira ter assumido o controle total do país, incluindo áreas estratégicas no Mar Vermelho. O governo do Iêmen contesta a informação e afirma ter retomado o domínio de parte do território, como o estreito de Bab al-Mandab, que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico.
Enquanto os ataques dos houthis prosseguem, o Qatar afirmou que Estados Unidos e Irã ainda mantêm negociações para tentar encerrar o conflito.
Nos Estados Unidos, o rendimento do título de dez anos chegou a 5,323%, maior nível do dia, mas encerrou com queda de 0,44%. O título de 30 anos atingiu 5,680%, também maior nível do dia, e terminou com recuo de 0,37% no rendimento.
O ambiente favorável repercutiu nas Bolsas internacionais, com os índices S&P 500 e Nasdaq fechando em novos recordes, a 7.819 pontos, com alta de 0,58%, e 27.599 pontos, com avanço de 0,45%, respectivamente.
"
["author"]=>
string(32) "FolhaPress - Notícias ao Minuto"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(640960)
["filename"]=>
string(17) "5abaixoodolar.png"
["size"]=>
string(6) "882222"
["mime_type"]=>
string(9) "image/png"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(0) ""
}
["image_caption"]=>
string(15) "© Shutterstock"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(182) "Ibovespa devolve parte dos ganhos recordes com realização de lucros. Juros futuros seguem em baixa e refletem leitura política do mercado
"
["author_slug"]=>
string(29) "folhapress-noticias-ao-minuto"
["views"]=>
int(84)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(true)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(87) "dolar-fecha-abaixo-de-r-5-pela-primeira-vez-desde-maio-bolsa-recua-apos-alta-historicaa"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(440)
["name"]=>
string(8) "Economia"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "economia"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(440)
["name"]=>
string(8) "Economia"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "economia"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2026-10-06 21:17:34.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2026-10-06 21:17:34.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2026-10-06T21:20:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(18) "/5abaixoodolar.png"
}
O dólar fechou em queda nesta terça-feira (6), recuando 0,49%, a R$ 4,977, abaixo dos R$ 5. A última vez que a moeda havia encerrado uma sessão abaixo desse nível foi em 18 de maio deste ano.
A continuidade da queda veio após o recuo de 4,11% registrado na véspera (5), primeiro pregão após o primeiro turno das eleições, quando a moeda encerrou a R$ 5,001, na maior queda intradiária desde 2018, quando recuou 5,50% em uma única sessão.
O movimento ocorreu com os investidores ainda repercutindo o resultado do primeiro turno da eleição presidencial, que terminou com o senador Flávio Bolsonaro (PL) à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A perda de força do dólar também foi observada em relação a outras moedas. O índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana ante uma cesta de seis moedas fortes, recuou 0,31% nesta terça.
A Bolsa fechou em queda de 0,54%, aos 205.783 pontos, em um movimento de realização de lucros após a forte valorização da véspera. Na segunda-feira, o Ibovespa subiu 7,70%, aos 206.911 pontos, no maior patamar da história, em termos reais e nominais.
No ano, a queda da moeda americana é de cerca de 9%, enquanto a alta da Bolsa é de 28%.
Para Matheus Spiess, estrategista da Empiricus Research, o movimento desta terça é uma correção natural após a forte alta da véspera, com investidores realizando parte dos lucros e ajustando posições. Segundo ele, o mercado deve continuar reagindo às pesquisas eleitorais e ao noticiário político até o segundo turno, em um movimento que tende a alternar altas e correções.
Willian Queiroz, sócio e advisor da Blue3 Investimentos, também avalia que o recuo é um movimento de ajuste após a valorização expressiva da segunda-feira. Segundo ele, o mercado deve acompanhar a evolução das campanhas e as alianças políticas para o segundo turno, que podem continuar influenciando os preços dos ativos brasileiros.
Entre as ações que pressionaram o índice estiveram as do Banco do Brasil, que fecharam em queda de 6,57%, a R$ 24,60. O movimento ocorreu após o JPMorgan reduzir a recomendação dos papéis do banco de neutro para abaixo da média, com preço-alvo de R$ 23 para o fim de 2027. O valor representa uma potencial queda de 13% em relação ao fechamento de segunda-feira, quando a ação encerrou a R$ 26,33.
Entre os motivos apontados pelo banco está uma perspectiva mais difícil para a qualidade dos ativos e a inadimplência no agronegócio, diante dos dados de julho e agosto, dos riscos climáticos remanescentes do El Niño e da pressão do câmbio.
O JPMorgan também avalia que a queda dos juros pode pressionar a margem financeira líquida do Banco do Brasil. Embora taxas menores favoreçam a inadimplência de forma geral, o banco tem baixo custo de captação e excesso de liquidez em sua base de depósitos, o que faz com que se beneficie proporcionalmente mais de um cenário de juros elevados.
Os juros futuros continuaram repercutindo o resultado eleitoral, após registrarem forte baixa na segunda-feira. Às 17h09, a taxa para janeiro de 2028 estava em 12,590%, queda de 0,07 ponto percentual, enquanto a taxa para janeiro de 2035 estava em 12,710%, recuo de 0,08 ponto percentual.
Leonardo Mendes, economista e consultor financeiro da Manchester Investimentos, diz que a abertura inicialmente positiva desta terça mostrou a continuidade da reprecificação dos ativos brasileiros, mas em intensidade menor após o movimento excepcional da véspera.
"Na minha leitura, o ponto mais importante agora é que o mercado começa a sair da reação imediata ao resultado eleitoral e passa a tentar precificar o que pode vir depois. A composição do Congresso, a sinalização fiscal e, principalmente, os nomes e propostas econômicas que surgirem ao longo do segundo turno devem ganhar cada vez mais peso", afirma.
A reação dos mercados ao resultado do primeiro turno refletiu a expectativa de alternância de poder e de uma condução fiscal mais sólida, na avaliação de investidores. Esse cenário reduz a percepção de risco sobre os ativos brasileiros e aumenta o otimismo entre analistas.
Flávio Bolsonaro terminou o primeiro turno na liderança, com 47,03% dos votos, ante 45,16% de Lula. Os dois disputarão o segundo turno, marcado para o próximo dia 25.
Para William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, a avaliação predominante entre os investidores é de uma possível mudança em direção a uma política mais à direita e potencialmente mais alinhada a uma agenda econômica considerada favorável pelo mercado. Entre os pontos destacados estão menor intervenção do Estado na economia, maior protagonismo da iniciativa privada e atenção à questão fiscal.
Nesse cenário, os ativos brasileiros passam a incorporar a expectativa de que o novo Congresso e o novo Senado, além de uma eventual mudança no Executivo, possam favorecer pautas econômicas mais bem recebidas pelo mercado. Essa perspectiva ajuda a explicar tanto a forte alta da Bolsa quanto a valorização do real observadas na véspera.
No exterior, os investidores voltaram a acompanhar os preços do petróleo, que, às 17h11, avançavam 0,72%, a US$ 101, diante de novos ataques dos houthis, grupo do Iêmen aliado do Irã, a aeroportos da Arábia Saudita. A commodity passou grande parte do dia no território negativo e chegou a US$ 97,09, queda de 3,22%, na mínima da sessão.
Na noite de segunda-feira (no Brasil), os aeroportos de Jazan e Najran foram bombardeados, deixando três pessoas feridas, segundo a autoridade-geral de Aviação Civil do país. Os houthis assumiram a autoria dos ataques.
O grupo iemenita anunciou nesta terça-feira ter assumido o controle total do país, incluindo áreas estratégicas no Mar Vermelho. O governo do Iêmen contesta a informação e afirma ter retomado o domínio de parte do território, como o estreito de Bab al-Mandab, que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico.
Enquanto os ataques dos houthis prosseguem, o Qatar afirmou que Estados Unidos e Irã ainda mantêm negociações para tentar encerrar o conflito.
Nos Estados Unidos, o rendimento do título de dez anos chegou a 5,323%, maior nível do dia, mas encerrou com queda de 0,44%. O título de 30 anos atingiu 5,680%, também maior nível do dia, e terminou com recuo de 0,37% no rendimento.
O ambiente favorável repercutiu nas Bolsas internacionais, com os índices S&P 500 e Nasdaq fechando em novos recordes, a 7.819 pontos, com alta de 0,58%, e 27.599 pontos, com avanço de 0,45%, respectivamente.