Além de superar o desafio de criar uma programação virtual extensa, que vai até o domingo (21), o Projeto Fartura – Comidas do Brasil, tem outro bom motivo para comemorar. A plataforma gastronômica conquistou nesta quinta-feira (18) um prêmio internacional. O curta-metragem “O Mestre da Farinha” foi o vencedor da categoria de filmes informativos e institucionais da nona edição do Deauville Green Awards, premiação francesa que teve cerimônia virtual. 

Participaram mais de 500 filmes de 35 países. O objetivo é destacar ações e práticas para enfrentar a mudança climática, preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar das gerações futuras. É justamente o que seu Bené, protagonista do curta, faz. Com mais de 70 anos, ele é considerado um mestre na arte de fazer farinha, com mandioca que ele planta no próprio quintal, em Bragança, no Pará. As imagens foram registradas em uma Expedição Fartura, viagens que a plataforma faz pelo Brasil em busca de personagens, histórias, receitas e ingredientes da nossa gastronomia.  

 Este já é o quarto prêmio do curta dirigido por Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produzido por Adriana Benevenuto. Em 2019, esteve no pódio como “Best South American Film" e “People’s Choice Awards” na categoria Documentários de um dos mais importantes festivais de cinema de turismo do mundo, o ART & TUR, em Portugal, e em fevereiro deste ano ficou em terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals (SDGs), no Japan World's Tourism Film Festival.