Prato é surpresa e será preparado em uma única e grande panela, a Francisca

 

Um grupo de chefs, cozinheiros e alunos de gastronomia vai preparar um prato da cozinha italiana com toque de mineiridade para ser servido de graça nesta terça-feira (20), na praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. O evento, batizado de Sopa de Pedra, será realizado entre 21h e 23h, está em sua primeira edição e é aberto para a população, mas as refeições serão servidas para cerca de cem pessoas.

O prato será preparado em uma única e grande panela, a Francisca. Apesar de revelar que a receita faz parte da cozinha europeia, o chef Américo Piacenza, do restaurante Cantina Piacenza, conta que ela será uma surpresa. “E vamos utilizar ingredientes mineiros, para também valorizar os produtores locais”, comenta.

O prato será distribuído em vasilhas de plástico, que serão fornecidas pelo grupo. O chef recomenda apenas que os participantes levem sua própria bebida. No local, também haverá um DJ tocando música.

Américo conta que o objetivo dos profissionais é promover a ocupação do espaço público da cidade. “Nós queremos fazer um encontro com as pessoas, não tem nada de comercial. Queremos que todos venham. A ideia é que ele seja construído de forma lúdica”, pontua.

Próximas edições

O chef afirma que a ideia é que sejam realizadas mais edições do evento, que pode ter periodicidade variada. “Podemos fazer todo mês, de dois em dois meses… Esse é um piloto. É um movimento de encontro”, diz.

Ele, inclusive, já havia feito eventos parecidos, mas sozinho, chamado de Comida na Praça. “Esse tem a ver com a nossa inquietude. Queremos criar um movimento apartidário, de pessoas que se juntam pela comida”, diz