O Atlético foi beneficiado com a vitória do Cruzeiro sobre o Pouso Alegre (2 a 0), neste domingo (25/2), em Uberlândia, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. O resultado do rival praticamente definiu a classificação alvinegra às semifinais.

Líder do grupo B, o Galo soma 11 pontos, com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Uberlândia e Villa Nova estão em segundo e terceiro, respectivamente, com oito pontos. O Pouso Alegre, lanterna, soma seis.

Ainda que o Atlético perca na última rodada, Uberlândia e/ou Villa Nova teriam que tirar grande diferença no saldo de gols. O clube do Triângulo Mineiro encara o Cruzeiro, no Mineirão, enquanto o Leão do Bonfim pega o Democrata-GV, fora de casa.

Na oitava rodada, o Galo recebe o Ipatinga, às 16h30 do próximo sábado (2/3), na Arena MRV, em Belo Horizonte. No duelo anterior, os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari empataram por 1 a 1 com o América, no Independência.

Classificação do Grupo B
Atlético, 11 pontos, +5 gols de saldo
Uberlândia, 8 pontos, -2 gols de saldo (sete de diferença para o Atlético)
Villa Nova, 8 pontos, -4 gols de saldo (nove de diferença para o Atlético)
Pouso Alegre, 6 pontos

Possível adversário nas semifinais
Só há um caminho para o Atlético avançar à semifinal do Mineiro: na condição de terceira melhor campanha entre os primeiros colocados dos grupos. O Galo não tem mais chances de ultrapassar Cruzeiro, líder da chave A (16), e América, na ponta do C (15).

Neste momento, o Atlético teria como adversário o América. Já o Cruzeiro encararia o Tombense – hoje na segunda posição do grupo A, com 15 pontos.

Os times mais bem posicionados na fase classificatória do Mineiro terão a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols nas semifinais, além de fazer a partida de volta como mandantes.

O Campeonato Mineiro 2024 conta com 12 clubes divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam apenas adversários de outras chaves, totalizando oito rodadas.

Os líderes dos grupos A, B e C e o segundo colocado geral avançam às semifinais, que serão disputadas em ida e volta. O mesmo ocorrerá na decisão.

Os participantes que terminarem a etapa classificatória do quinto ao oitavo lugar vão para o Troféu Inconfidência. O torneio definirá os representantes de Minas Gerais na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2025.

Para o rebaixamento, a Federação Mineira de Futebol considerará as três piores campanhas gerais, independentemente da posição na chave. Esses times farão um triangular de quatro rodadas, do qual apenas o ganhador permanecerá na elite.