Não é segredo para ninguém que o América atravessa um momento complicado fora das quatro linhas e vive uma conjuntura financeira delicada, especialmente por não ter conseguido retornar à Série A. E na temporada passada, o clube teve dificuldades para honrar os seus compromissos com salários de funcionários e jogadores. Dentro disso, Márcio Vidal, atual presidente do América, revelou que o clube precisou recorrer financeiramente a Alencar da Silveira Jr., ex-mandatário alviverde.

"O Alencar ajudou financeiramente, inclusive, colocou dinheiro no clube. Temos um débito com ele, que será equacionado”, revelou Vidal, em entrevista coletiva no CT Lanna Drumond nesta terça-feira (6/1). O empréstimo teria acontecido em um momento que o próprio Alencar ainda presidia o América. Silveira deixou o cargo de presidente em setembro de 2025 para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado de Minais Gerais (TCE-MG), já que a legislação não permite o acúmulo das das funções.

Em dezembro do ano passado, o zagueiro Júlio e o volante Kauã Diniz, ambos do Coelho, acionaram o Tribunal Regional do Trabalho e pediram a rescisão contratual indireta devido a salários atrasados. A Lei Geral do Esporte permite que atletas peçam rescisão indireta quando os vencimentos fiquem atrasados por no mínimo dois meses, enquanto a Lei Pelé define um prazo mínimo de três. O clube derrubou as liminares e o processo corre em segredo de justiça e, enquanto isso, os atletas seguem afastados dos treinos com o restante do elenco.

Ao ser perguntado sobre o momento financeiro atual e como o clube está se organizando para a temporada, Vidal garantiu que o América está com todos acordos e salários em dia com o plantel. "Hoje nós estamos em dia. E vamos viver (em 2026) dentro do nosso orçamento para evitar que tenhamos transtornos e desgastes financeiros com os atletas. Vamos viver com os recursos disponíveis e, em breve, vamos colocar a casa do América em ordem", garantiu Vidal, que assumiu a presidência do Conselho de Administração do clube em setembro do ano passado.

Neste ano, o Coelho terá pela frente quatro competições: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série B e Copa Sul-Sudeste. O Estadual será o primeiro torneio e o time americano estreará no próximo domingo (11/1), às 19h30, contra o Athletic, no Independência, em Belo Horizonte. Até a partida, o técnico Alberto Valentim terá ao menos mais cinco sessões de treinos no CT Lanna Drumond para escolher o time titular para dar pontapé inicial no campeonato.