Na peça, bandeiras de Rússia e Irlanda são refletidas nos olhos dos rivais
O Ultimate Fighting Championship divulgou o pôster oficial da luta entre Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor. Os desafetos se enfrentam no UFC 229, no dia 6 de setembro, em Las Vegas, valendo o cinturão do peso leve. Na imagem promocional, os olhos do campeão e do desafiante refletem as bandeiras de seus países – Rússia e Irlanda.
Principal astro do MMA na atualidade, Conor McGregor era o antigo campeão dos leves e teve o cinturão retirado por causa do longo tempo de afastamento. Ele não pisa no octógono desde novembro de 2016, quando nocauteou Eddie Alvarez no Madison Square Garden, em Nova York, e faturou o título. Com o resultado, o irlandês se tornou o primeiro lutador da história do UFC a ser campeão em duas categorias simultaneamente - já possuía o título do peso pena, conquistado com nocaute sobre José Aldo, abdicado posteriormente.
Depois de conquistar a cinta dos leves, o ‘Notorious’ deu uma pausa no octógono e enfrentou Floyd Mayweather em superluta de boxe, em agosto do ano passado, em Las Vegas, sendo derrotado por nocaute técnico. A ausência e a indefinição sobre o retorno ao cage custaram ao irlandês o posto de campeão da categoria até 70kg.
Já Khabib Nurmagomedov aproveitou o ‘sumiço’ de McGregor para chegar ao cinturão. O russo bateu Al Iaquinta no UFC 223, em abril deste ano, e faturou o título vago da divisão. Na ocasião, o ‘Eagle’ teve dois adversários trocados: Tony Ferguson, então campeão interino, se lesionou; Max Holloway, que seria o substituto, não foi liberado pela comissão atlética local; a chance caiu no colo de Iaquinta, que acabou batido por decisão unânime.
A rivalidade entre McGregor e Nurmagomedov extrapola o limite do octógono. Às vésperas do UFC 223, o ‘Notorious’, em busca do desafeto russo, cercou o ônibus que levava atletas da organização depois do Media Day no Brooklyn. Com ajuda de parceiros de equipe, ele atacou veículo, atingindo alguns lutadores. O irlandês enfrentou audiência na Justiça de Nova York, fez acordo para evitar prisão e veto de entrada nos EUA, e foi liberado para lutar normalmente no país.
6 de outubro, na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA)
Lutas já confirmadas no card
Khabib Nurmagomedov x Conor McGregor – pelo cinturão do peso leve
Derrick Lewis x Alexander Volkov
Sergio Pettis x Jussier Formiga
Ovince Saint Preux x Dominick Reyes
Michelle Waterson x Felice Herrig
Sean O’Malley x José Alberto Quiñónez
Lina Länsberg x Yana Kunitskaya
Ryan LaFlare x Tony Martin
Gray Maynard x Nik Lentz