Minas1
sá, 12 de out de 2024
Horário: 03:25 Hs
Dolar: R$
Euro: R$

Time 100% uruguaio, comandantes novatos e Terans artilheiro de 2018: raio-x do Danubio

19/12/2018 00h00 - Atualizado em 21/03/2019 12h40 por Admin


102278_120_image__9_.jpg

Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
A saída de David Terans justamente para o Atlético na janela do período da parada da Copa do Mundo deixou o Danubio carente de gols. O time uruguaio que enfrentará o Galo na Segunda Fase da Copa Libertadores terminou o ano com mudanças dentro e fora das quatro linhas. Mas a principal é a vontade de voltar a brilhar na competição, pela qual se classificou como terceiro melhor time uruguaio de 2018.
Atrás apenas do Nacional do Peñarol, cabeças de chave dos grupos, o Danúbio dispotou quatro torneios nesta temporada - Apertura, Intermediário e Clausura no âmbito nacional, além da Copa Sul-Americana. Teve sucesso no primeiro semestre, ao ser o terceiro colocado com Terans marcando 10 gols. Depois, o hoje camisa 55 do Galo fez mais quatro no Intermediário, onde o Danubio repetiu a posição no Grupo A. No Clausura, apenas um 10º lugar, mas o suficiente para garantir vaga na Libertadores.
Pela Sul-Americana, os franjas repetiram o desempenho do Atlético. Foram eliminados na primeira fase, contra o Deportivo Cali-COL (derrota de 3 a 0 na ida, vitória de 3 a 2 na volta, insuficiente). Num total de 39 partidas na temporada, foram 17 vitórias*, 12 empates e 10 derrotas. Aproveitamento de 53,8%. O destaque da equipe era David Terans, mas quem herdou o brilho foi o meia-atacante Carlos Grosmuller, autor de oito gols em 33 partidas, e vice-artilheiro do elenco recheado apenas de jogadores uruguaios - alguns com passaporte europeu.
Durante todo 2018, o Danubio foi comandado pelo uruguaio Pablo Peirano. Mas o comandante dará lugar ao jovem Marcelo Méndez, de 37 anos, ex-jogador do circuito da América do Sul, que fez boa campanha no modesto Progreso, time que ele subiu da Segunda Divisão. Além da novidade na comissão técnica, o Danubio elegeu na semana passada um novo presidente, trata-se de Jorge Lorenzo.
Ficha técnica:
Danubio FC
Nome: Danubio Fútbol Club
Fundação: 1 de março de 1932 (86 anos)
Cidade: Montevidéu (URU)
Apelido: Franja
Estádio: Jardines del Hipódromo
Capacidade: 18 mil lugares
Ranking da Conmebol:
Como chegou à Libertadores 2019: 3º melhor time uruguaio de 2018
Participações na Libertadores: 8
Melhor colocação na Libertadores: Semifinal (1989)
Time base: Federico Cristóforo; José Luis Rodríguez, Sergio Felipe, Gastón Bueno e Leandro Sosa; Nicólas Pietro e Ribair Rodríguez; Ignácio González, Rodrigo Fernández e Carlos Grosmuller; Federico Rodríguez.
Treinador: Marcelo Méndez