Atual campeão olímpico no salto com vara, o paulista Thiago Braz perdeu a chance de subir ao pódio do Mundial de Atletismo de Doha, no Catar, na tarde desta terça-feira (1). Braz terminou na quinta posição. Outro paulista na final foi Ângelo Dutra que ficou em décimo lugar.

Thiago Braz chegou à Doha após uma temporada irregular. Nas qualificatórias o atleta, quinto no ranking mundial, alcançou a quarta posição, ao conseguir saltar 5,75m. Porém, no início desta tarde, Braz teve dificuldade para ultrapassar 5,55m. Ele perseverou e conseguiu superar a marca, após duas tentativas. Em seguida, saltou 5,70m logo na primeira chance. Aí, na sequência, voltou a errar: perdeu duas tentativas de saltar acima dos 5,80m. Na terceira e última chance Braz chegou a ultrapassar o sarrafo, mas o derrubou na queda.

Na mesma prova, o paulista Augusto Dutra falhou ao tentar ultrapassar os 5,70m, após três tentativas seguidas. A medalha de ouro ficou novamente com o norte-americano San Kendrics: ele conquistou o bicampeonato nesta tarde ao superar 5,97m. O sueco Armand Duplantis, de 19 anos, também ultrapassou 5,97m, mas levou a prata por somar mais tentativas fracassadas. O polonês Piotr Lisek ficou com o bronze, com a marca de 5,87m.

Amanhã (2), pela manhã, as brasileiras Geisa Arcanjo e Fernanda Martins disputam as eliminatórias no arremesso do martelo e no lançamento do disco, respectivamente.