O Atlético ainda busca um acordo com o River Plate para adquirir os direitos econômicos do meio-campista argentino Ignacio Fernández, de 31 anos. Nas negociações, o clube milionário faz jogo duro. Internamente, porém, já sabe que provavelmente não contará com o jogador na próxima temporada. O próprio técnico Marcello Gallardo admitiu publicamente: Nacho quer mesmo se transferir para o Brasil.

"Nacho Fernández tem uma proposta do Brasil e realmente está sendo avaliada. Ele tem desejo de sair. Já teve essa possibilidade anteriormente. Para nós, foi um jogador fundamental dentro do nossa gestão. Se ele tem o desejo de sair e os clubes se colocarem de acordo, Nacho Fernández será um dos jogadores que nos deixará neste mercado de transferências", disse o treinador, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira.

As negociações entre Atlético e River Plate estão em estágio avançado desde a última semana, mas são vistas como "complexas", já que envolvem altos valores e um dos atletas mais importantes do futebol da América do Sul nos últimos anos. Nesta terça, o canal de TV argentino TyC Sports noticiou que a oferta alvinegra foi rechaçada. As tratativas, porém, continuam.

"Não tenho mais detalhes para dar. Sei que estão manejando possibilidades, sei que está havendo conversas. Se eles se colocarem de acordo, Nacho tem desejo de sair. E assim será", completou Gallardo, técnico que dirigiu o meio-campista nos últimos anos. Fernández é um dos grandes desejos do técnico atleticano, Jorge Sampaoli, desde o ano passado.

O interesse do Atlético no meio-campista argentino é antigo. Os primeiros contatos foram estabelecidos em 2020, quando a diretoria de futebol alvinegra ainda era gerida por Alexandre Mattos. No cargo há um mês, Rodrigo Caetano deu prosseguimento às tratativas, um cenário bem semelhante ao que ocorreu no caso da contratação do atacante Hulk.

De acordo com a imprensa argentina, a multa rescisória de Nacho cairá de 10 milhões de euros (R$ 69,4 milhões na cotação atual) para 7 milhões de euros (R$ 45,43 milhões) em julho. Enquanto negocia a saída do jogador, o River busca substitutos no mercado. A expectativa é que o clube argentino anuncie em breve a contratação de Agustín Palavecino, do Deportivo Cali, da Colômbia.