Mesmo sem jogar, o Atlético viu as chances de título do Campeonato Brasileiro aumentarem nessa quarta-feira. Para isso, o time alvinegro contou com os tropeços do líder São Paulo e o terceiro colocado Flamengo, que perderam para Red Bull Bragantino e Fluminense, respectivamente.

Antes da 28ª rodada, o Galo totalizava 7,9% de chances de ser campeão, de acordo com números do site Probabilidades no Futebol, do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após os resultados dessa quarta, o percentual saltou para 12,1%.

Pelos cálculos, o vice-líder Atlético agora é o segundo favorito ao título, atrás apenas do primeiro colocado São Paulo. Antes, o Flamengo, que ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação, também aparecia à frente da equipe alvinegra.

Com o revés por 4 a 2 para o Red Bull Bragantino, o São Paulo viu as chances despencarem de 72,4% para 62,9%. Já o Flamengo, que perdeu por 2 a 1 para o Fluminense, apresentou queda de 11,4% para 8,1%.

Agora, o Grêmio, quarto colocado, aparece à frente do clube rubro-negro nas estatísticas. A vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, nessa quarta, fez a equipe de Renato Gaúcho saltar de 4% para 9,3%.

Nesta quinta-feira, um jogo de outro concorrente ao título brasileiro - o Internacional, que visita o Ceará no Castelão, a partir das 19h - vai alterar novamente as estatísticas. Se vencer, o Colorado, que está na quinta posição, assumirá a vice-liderança.

Veja a classificação e as chances de título dos times do G6 do Campeonato Brasileiro

1º São Paulo (56 pontos em 28 jogos, com 62,9% de chances de título)
2º Atlético (49 pontos em 27 jogos, com 12,1% de chances de título)
3º Flamengo (49 pontos em 27 jogos, com 8,1% de chances de título)
4º Grêmio (48 pontos em 27 jogos, com 9,3% de chances de título)
5º Internacional (47 pontos em 27 jogos, com 4,3% de chances de título)
6º Palmeiras (44 pontos em 26 jogos, com 2,8% de chances de título)

Nenhuma outra equipe possui mais de 1% de chances de título