Com 59 pontos, alvinegro estará matematicamente garantindo no torneio do ano que vem se repetir os 13 pontos somados nos oito jogos finais da primeira metade
O Atlético vai precisar repetir o seu aproveitamento nos últimos oito jogos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro para tentar terminar a competição entre os seis melhores colocados na tabela de classificação e garantir uma vaga na pré-Libertadores de 2019.
Naquela oportunidade, o alvinegro conquistou 13 dos 24 pontos que disputou, mesma pontuação que o time vai precisar somar nos jogos restantes da competição para atingir os 59 pontos e assegurar matematicamente a sua participação na próxima Libertadores.
Dos adversários que ainda vai enfrentar até o dia 2 de dezembro, data prevista para a última rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético venceu o Ceará, o Paraná, o Santos e o Botafogo, empatou com o Bahia e perdeu para o Grêmio, o Palmeiras e o Internacional.
Vindo de derrota para a Chapecoense e o Fluminense e de um empate com o América, o Atlético tem o sexto lugar na tabela de classificação ameaçado pelo Santos, que nesta segunda-feira (22) vai enfrentar o Internacional. Se vencer, o Peixe irá diminuir para apenas um ponto a vantagem do alvinegro.