ATLÉTICO E CRUZEIRO

O que era para ser apenas uma festa se transformou em um jogo de verdade, disputado com uma seriedade inesperada. Na tarde deste sábado (11/10), no “Desafio de Gigantes” disputado no Mineirão, o time de Ronaldinho Gaúcho venceu a equipe de Alex por 3 a 2. O grande nome do confronto, no entanto, não foi nenhum dos dois protagonistas que davam nome ao evento, mas sim Diego Tardelli, autor dos três gols da equipe vencedora.

A vitória alvinegra foi construída inteiramente no primeiro tempo, com um hat-trick de Tardelli que parecia ter definido o confronto. Contudo, na etapa final, a equipe de estrelas do Cruzeiro demonstrou força e buscou o resultado até o fim. Gols do histórico Wendell e um golaço de falta de Egídio incendiaram o segundo tempo e trouxeram grande emoção aos minutos finais da partida.

 Mais do que o resultado, o jogo que celebrou os 60 anos do Mineirão ficou marcado pelo espírito de rivalidade e respeito em campo. A grande imagem do evento foi a saída conjunta de Ronaldinho e Alex do gramado, abraçados e ovacionados pelos torcedores de ambos os clubes, selando o clima de celebração no Gigante da Pampulha apesar da disputa acirrada.

Tardelli rouba a cena no Mineirão

Em uma tarde chuvosa, mas de clima festivo no Mineirão, o primeiro tempo do “Desafio de Gigantes” teve um “coadjuvante” que roubou a cena dos protagonistas Ronaldinho Gaúcho e Alex. Aos 40 anos, Diego Tardelli, ídolo do Atlético, marcou três gols, construindo uma vantagem confortável para o time do “Bruxo” na partida que celebra os 60 anos do Gigante da Pampulha.

 Apesar do público pequeno no Mineirão, considerando a grandeza dos ídolos de Atlético e Cruzeiro em campo, os torcedores presentes fizeram muito barulho e viram a rede balançar logo aos cinco minutos. Richarlyson cruzou para a área, Rafael Moura ajeitou de peito e encontrou Tardelli livre para abrir o placar: 1 a 0.

 A equipe de Alex buscou a reação e quase empatou aos 11 minutos, em uma cobrança de falta de longa distância de Ricardinho que explodiu no travessão. No entanto, a tarde era mesmo de Tardelli. Aos 13 minutos, ele ampliou em uma jogada de almanaque: Leandro Donizete iniciou o lance, Tardelli deu um toque de calcanhar para Rafael Moura, que fez o pivô e devolveu para o ex-atacante invadir a área e marcar: 2 a 0.

 O time de Alex ainda teve uma grande chance aos 24 minutos, quando o próprio Alex tentou um golaço de cobertura que passou rente à trave. Sete minutos depois, aos 31, o golpe final da primeira etapa: em nova triangulação com Donizete e Moura, Tardelli recebeu de He-Man e bateu cruzado para anotar mais um: 3 a 0. Um hat-trick para delírio da torcida atleticana que, em uníssono, voltou a cantar a música que embalou as passagens dele pelo Galo: “Tar-de-lli! Gol, Gol!”.

tardelligols.png

Diego Tardelli comemora gol no Desafio de Gigantes, no Mineirão

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Reação do time de Alex com Egídio esquenta duelo

Após o intervalo, o ritmo da partida começou mais morno, com as equipes se estudando. O primeiro lance de brilho individual veio com Luan, do time de Ronaldinho, que aplicou um belo chapéu em seu marcador. Aos 10 minutos, porém, o “Bruxo” resolveu mostrar sua mágica: em uma jogada característica dos tempos de Barcelona, Ronaldinho partiu para cima da defesa, driblou ao menos quatro adversários, mas acabou cometendo uma falta e caiu na grande área. O lance, mesmo sem ser concluído em gol, levantou a torcida.

Quando a vitória do time de Ronaldinho parecia encaminhada, a equipe de Alex iniciou uma reação forte. Aos 18 minutos, Wendell, um dos heróis da Tríplice Coroa de 2003, subiu mais alto que a zaga em cobrança de escanteio de Egídio e testou para o fundo da rede, diminuindo o placar: 3 a 1.

 Dois minutos depois, o jogo parou para um momento simbólico. Os protagonistas Ronaldinho Gaúcho e Alex foram substituídos ao mesmo tempo. Em uma imagem que resume o espírito do evento, os dois ídolos rivais deixaram o gramado abraçados, sob uma forte ovação de todos os torcedores no estádio.

 A emoção, no entanto, estava longe de acabar. Aos 25 minutos, Egídio, em uma cobrança de falta magistral de canhota, mandou uma pancada com curva por cima da barreira e marcou um golaço, colocando fogo na partida e diminuindo a vantagem para 3 a 2.

gauchoalex.png

Ronaldinho Gaúcho e Alex são ovacionados por torcedores de Atlético e Cruzeiro no Mineirão(

foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

 

Escalações do Desafio de Gigantes

Time Ronaldinho – Atlético

Titulares: Eduardo; Lima, Leonardo Silva, Caçapa e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Dátolo e Ronaldinho Gaúcho; Rafael Moura e Diego Tardelli. Técnico: Renê Santana.
Reservas: Lee, Neguete, Alcir, Mancini, Paulo Roberto Prestes, Rosinei, Luan, Danilinho, Reinaldo Rosa, Somália, Sérgio Araújo e João Henrique.

Time Alex – Cruzeiro

Titulares: Gomes; Maurinho, Léo, Gladstone e Egídio; Fabrício, Ricardinho, Alex e Montillo; Marcelo Ramos e Geovanni. Técnico: Adilson Batista.
Reservas: Glaysson, Célio Lúcio, Leandro Guerreiro, Ruy, Ceará, Evanilson, Henrique, Augusto Recife, Marcos Paulo, Wendel, Wagner, Moisés e Da Silva.

Arbitragem do Desafio de Gigantes
Árbitro principal: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago, Hellen Aparecida e Juliana da Silva
Quartos árbitros: Ricardo Marques Ribeiro e Renato Cardoso da Conceição