O zagueiro Pedro Barcelos foi anunciado como o sexto reforço do América para a temporada 2024. O jogador de 28 anos fez toda a carreira em Portugal. Ele defendia o Mafra desde 2020, e agora receberá a primeira oportunidade no futebol brasileiro.

Mineiro de Galileia, a quase 400 quilômetros de Belo Horizonte, Pedro Barcelos começou a carreira profissional longe da terra natal. Quando fez 18 anos, o zagueiro se mudou para Portugal e lá deu os primeiros passos como jogador. Pelo Vasco da Gama Vidigueira fez sua primeira partida como atleta do time principal, em 2015.

Depois, ele defendeu o Sporting Viana, Cova da Piedade e Louletano, até chegar ao Mafra, em 2020, quando se destacou na posição e acumulou bons números.

A melhor temporada do zagueiro foi em 2021/2022, quando atuou em 38 partidas e marcou três gols. Pelo Mafra, conquistou espaço e desempenhou papel de liderança na equipe – se tornou capitão e figura sólida da defesa.

Segundo o site OGol, o atleta de 1,88m disputou 181 partidas como profissional e marcou seis gols.

Como joga?
O zagueiro é canhoto e atua mais pelo lado esquerdo da linha de defesa. De acordo com o transfermarket, pode até mesmo desemepnhar a função de lateral-esquerdo.

Barcelos é um defensor ágil na recomposição e quando mais avançado, costuma ser acionado para fazer jogadas de ligação entre defesa e ataque. Com o domínio de lançamentos longos, tem visão de movimentações do jogo e pode auxiliar na conexão de jogadas mais rápidas.

Além disso, também atua bem na saída de bola e costuma fazer a distribuição dos passes para os jogadores do meio de campo.

Pedro Barcelos no Mafra
O zagueiro fez parte do processo de crescimento do Mafra dos últimos anos, por isso é visto como um homem de liderança.

O Mafra é nono colocado na Segunda Liga Portuguesa, com 25 pontos em 18 rodadas. Em sua última apresentação, Barcelos participou da derrota de virada para o Benfica ‘B’, por 2 a 1, no dia 20 de janeiro. O atleta balançou a rede três vezes em 105 jogos pelo clube de Mafra, na Região Metropolitana de Lisboa.