Leonardo Jardim pode ter problemas para montar o time do Cruzeiro para a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, diante do Atlético. É possível que o técnico tenha que substituir o meia Matheus Pereira e o atacante Kaio Jorge.

Nesta sexta-feira (5/9), o Cruzeiro divulgou em nota que o camisa 10 apresentou dores na panturrilha direita durante treinamento na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.

Já o centroavante sofreu lesão muscular em local ainda não informado. Ele se machucou na vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre o Chile, nessa quinta-feira (4/9), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Quando o Cruzeiro enfrenta o Atlético?

Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar na quinta-feira que vem (11/9), a partir das 19h30, no Mineirão, em BH. Na ida, a Raposa bateu o Galo por 2 a 0 na Arena MRV, também na capital mineira.

Quem pode substituir Matheus Pereira?

Dúvida contra o Atlético, Matheus Pereira pode ser substituído por jogadores de diferentes estilos. Jardim pode optar por um meio-campista de origem ou pelo atacante Gabigol, que já substituiu o 10 em outras oportunidades.

 Caso Matheus Pereira realmente não jogue, as opções de Jardim são: os volantes Japa e Matheus Henrique; os meias Eduardo e Cauan Baptistella; e Gabigol.

 Formação do Cruzeiro no último jogo sem Matheus Pereira: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo e Gabigol; Christian, Kaio Jorge e Wanderson. Técnico: Leonardo Jardim 

Quem pode substituir Kaio Jorge?

O reserva imediato de Kaio Jorge é Gabigol. Caso o centroavante não entre em campo, ele é o substituto mais provável. Assim, ele daria espaço para que Eduardo ou outro meio-campista entrasse na vaga de Matheus Pereira.

 Outra alternativa para substituir Kaio Jorge é Yannick Bolasie. O atacante atua tanto pelos lados quanto como na linha de frente. Atualmente, o congolês é usado mais no segundo tempo.

 Há também pontas que podem ser improvisados como centroavantes, caso Jardim queira apostar em uma nova estratégia. Além dos titulares Wanderson e Christian, o técnico conta com Marquinhos e Luis Sinisterra como opções para os lados.

 Formação do Cruzeiro no último jogo sem Kaio Jorge: Léo Aragão; Fagner, Jonathan Jesus, Mateo Gamarra e Kauã Prates; Walace, Murilo Rhikman e Eduardo; Matheus Pereira, Lautaro Díaz e Kaique Kenji.

Qual a provável escalação do Cruzeiro?

Desde abril, o time titular do Cruzeiro tem Cássio; William (Fagner), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Kaio Jorge e Wanderson.

Se mantiver o perfil recente de substituições, Jardim deve substituir Matheus Pereira por Eduardo e Kaio Jorge por Gabigol.

Outro atacante que é dúvida é o ponta Wanderson, que não vem treinando por causa de dores no joelho direito. Caso seja ausência, ele será substituído por Luis Sinisterra no time titular.

Dúvidas na defesa

Ainda há a incerteza de que o lateral-direito Kauã Moraes irá para o jogo. Recém-contratado, o ala treinado de forma parcial. Ele se recuperou há poucos dias de edema ósseo no joelho direito.

 E o zagueiro Fabrício Bruno está com a Seleção Brasileira. O defensor não tem presença garantida no clássico pois pode chegar desgastado a BH. Seu retorno ao Cruzeiro ocorrerá na quarta-feira (10/9), véspera do jogo.

Cruzeiro tem três desfalques certos

Fagner, lateral-direito (fratura na fíbula da perna direita)
Janderson, zagueiro (lesão ligamentar no joelho esquerdo)
Keny Arroyo, atacante (documentação)