Bola para o ar! O Praia Clube iniciou a Superliga Feminina de Vôlei 2024/25 como esperado. Depois de amargar dois vices consecutivos, no Campeonato Mineiro e na Supercopa, a equipe aurinegra, ainda em busca do entrosamento ideal, venceu o Mackenzie por 3 sets a 0, nesta quarta-feira (16/10), no Centro de Treinamento da Prefeitura de Uberlândia, o antigo UTC.

O time uberlandense não brilhou os olhos dos torcedores no início da partida. Com seis novas integrantes, além do técnico Marcos Miranda, segue trabalhando à procura da identidade própria. A princípio, contou com erros das visitantes para assumir a liderança do placar. No segundo set, conseguiu impor o ritmo e soube administrar as vantagens que construiu. Na última parcial, saiu atrás e mostrou poder de reação ao conquistar a virada.

O elenco aurinegro recebeu motivação extra. Na arquibancada, o nadador Gabrielzinho, dono de três ouros nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, soltou a voz e assistiu in loco à vitória. O atleta também tem contrato com o Praia Clube e treina em Juiz de Fora.

Esta foi a partida de estreia da Superliga. Portanto, o Praia Clube, dono de três pontos, assume a liderança na busca pelo terceiro título do torneio. As comandadas pelo treinador Gabriel Leite, que afirmou que a primeira meta do time é a permanência na elite, aparecem em 12º.

Destaque
Ao fim da partida, Macris recebeu o prêmio de melhor atleta. A levantadora foi uma das grandes responsáveis pelo triunfo aurinegro principalmente ao distribuir bolas rápidas. Também auxiliou no bloqueio e participou ativamente da defesa.

Próximos jogos
O Praia Clube volta a entrar em quadra na próxima terça-feira (22/10), às 18h30, diante do Brusque, em jogo antecipado pela 10ª rodada. O clube divulgará nos próximos dias qual ginásio receberá a partida – o antigo UTC ou o Sabiazinho, já que a Arena Dentil passa por reforma após o teto do complexo de ginásio ter desabado durante temporal.

O Mackenzie, por sua vez, recebe o Minas no Mackenzie Esporte Clube, em Belo Horizonte, em 26 de outubro, às 18h, pela segunda rodada da Superliga. O SporTV, na tv fechada, transmitirá os dois confrontos.

Praia x Mackenzie
Marcos Miranda iniciou a partida com Caffrey, Gattaz, Maiara Basso, Macris, Adenízia, Kuznetsova e Natinha. Gabriel Leite escalou Carla, Giulia, Kimberlly, Fabíola, Aline, Gabiru e Gabi Dutra.

1º set
As equipes não se desgrudaram no placar durante o início da parcial. Mais por tropeços adversários do que por mérito próprio. O Mackenzie, por exemplo, entregou sete pontos apenas em erros de saque – 10 no total.

O Praia conseguiu impor o ritmo desejado, com destaque para Macris, que distribuiu bolas rápidas para Caffrey e Maiara Basso. Até abriu vantagem considerável, mas passou aperto. Não triunfou em menos tempo porque se esbarrou nas mãos de Gabiru. A ponteira liderou o ataque e foi a grande responsável por manter o clube belo-horizontino na cola. No fim, faltou gás. Pouco presente nas estatísticas da primeira etapa, Gattaz decidiu o set em ponto de china: 25 a 22.

2º set
Sofya Kuznetsova, maior pontuadora da Superliga 2023/24, demorou a engrenar. Usou muito do tempo de bola parada conversando com Macris – quem sabe para combinar jogadas. A ponteira, que foi bastante exigida no fundo de quadra, ganhou mais evidência a partir da segunda etapa – não à toa a deixou como a maior pontuadora (seis) -, assim como Gattaz.

O Praia teve desempenho superior no segundo set desde o princípio. Com a ajuda de erros do Mackenzie (sete), disparou na liderança do placar. Eficiente no ataque, fechou por 25 a 21.

3º set
Marcos Miranda e Gabriel Leite fizeram alterações nos respectivos elencos para a terceira etapa. O comandante uberlandense entrou com Milka, que já havia atuado no fim do segundo set, enquanto o treinador do Mackenzie acionou Duda e Lia. A princípio, as alterações surgiram efeito positivo para as visitantes, que estiveram à frente do placar durante a maior parte do tempo.

Diante da torcida e motivadas por gritos de ‘vamos virar, Praia’, as representantes da equipe aurinegra alcançaram o empate, lideradas principalmente pela eficiência de Maiara Basso, e levantaram o ginásio ao selarem a vitória.