O Palmeiras está com “uma mão na taça” do Campeonato Brasileiro! Neste domingo (3/12), o Verdão venceu o Fluminense por 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, e chegará à última rodada da competição com ampla vantagem sobre os concorrentes.null

O gol da vitória foi marcado por Breno Lopes, aos 30 minutos do primeiro tempo. Os donos da casa ainda jogaram com um a mais desde os 10 minutos da segunda etapa com a expulsão do tricolor Justen.

Com o resultado, o time paulista chegou a 69 pontos na liderança, três a mais do que Atlético e Flamengo, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Botafogo tem 63 pontos, com um jogo a menos.

A grande vantagem do Palmeiras está no saldo de gols: o Porco soma 32 neste quesito, enquanto Galo tem 23, e o Rubro-Negro 15. 

Um empate garante o título aos comandados de Abel. Uma derrota por 1 a 0 no próximo jogo, por exemplo, só tiraria o título do Verdão em caso de uma goleada história do Atlético.

 A última rodada será disputada paralelamente por todos times na quarta-feira, às 21h30. O Palmeiras enfrentará o Cruzeiro no Mineirão, o Atlético encara o Bahia na Arena Fonte Nova, e o Flamengo visita o São Paulo. 

 O Fluminense, por sua vez, segue na sétima posição, com 56 pontos. Vencedor da Copa Libertadores deste ano, o Tricolor Carioca já está garantido na próxima edição do torneio.

O jogo

Embalado pela torcida, o Palmeiras começou o jogo a todo vapor e quase abriu o placar com menos de um minuto. Piquerez correu pela esquerda e cruzou na medida para Breno Lopes, que acabou mandando por cima. O Fluminense respondeu logo em seguida, através de John Kennedy. O atacante tabelou com Yony González na intermediária a bateu firme para boa defesa de Weverton.

Aos sete minutos, John Kennedy recebeu longo lançamento, ganhou de Marcos Rocha no corpo e chutou de primeira, por cima do gol defendido por Weverton. A bola saiu raspando o travessão. Inspirado, John Kennedy voltou a assustar o Palmeiras aos 14, após driblar a marcação e tentar o chute colocado, mas Murilo apareceu na hora H para fazer o bloqueio.

 Em uma bela jogada individual de Endrick, o Verdão fez o primeiro aos 16 minutos. O camisa 9 deixou David Braz para trás, ajeitou para a perna esquerda e serviu Breno Lopes, que só teve o trabalho de empurrar para as redes. Contudo, o tento foi avaliado pelo VAR, que flagrou um toque na mão de Endrick no início do lance. O gol, portanto, foi anulado.

 Por pouco o time alviverde não marcou aos 23 minutos, em um lance curioso. Veiga recebeu pelo lado esquerdo e cruzou na área, mas a bola desviou e enganou Fábio. O goleiro se atrapalhou ao sair do gol e viu o lançamento resvalar no travessão. Aos 26, Zé Rafael puxou contra-ataque e bateu da meia-lua, para fora.

 O gol do Palmeiras enfim saiu aos 29 minutos. Breno Lopes recebeu de Zé Rafael em velocidade, invadiu a área e, com liberdade, chutou firme na saída de Fábio, estufando as redes. O atacante chegou a anotar o segundo dele na partida, aos 40 minutos, depois de desviar o cruzamento de Marcos Rocha.

 Entretanto, em uma decisão polêmica, o VAR apontou que a bola saiu à linha de fundo antes do lateral cruzar na área e anulou mais um gol do Verdão.

Segundo tempo

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira: movimentada. Logo aos dois minutos, Endrick recebeu lindo passe de Murilo e chutou cruzado, mas mandou para fora. A missão da equipe alviverde ficou ainda mais fácil aos sete, quando o ala Justen fez falta em Piquerez e, após revisão no VAR, levou cartão vermelho.

Com um a mais, o Verdão quase ampliou a vantagem aos dez minutos. Veiga levantou a bola na área e Gustavo Gómez cabeceou com perigo, perto do travessão.

O Palmeiras teve nova chance para alargar o placar aos 40 minutos, quando a zaga do Fluminense afastou uma bola na área, mas viu ela sobrar com Jhon Jhon, que chutou para a defesa de Fábio. No rebote, Artur isolou.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 0 FLUMINENSE

 Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 3 de dezembro de 2022, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez (Palmeiras); Lima e Lelê (Fluminense).
Cartões vermelhos: Justen (Fluminense)
Público: 29.986 torcedores
Renda: R$ 2.711.928,35

GOL: Breno Lopes (Palmeiras), aos 29′ do 1ºT.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gómez e Murilo; Mayke (Artur), Richard Ríos, Zé Rafael (Fabinho), Raphael Veiga e Piquerez (Vanderlan); Endrick (Flaco López) e Breno Lopes (Jhon Jhon).
Técnico: Abel Ferreira

FLUMINENSE: Fábio; Justen, David Braz (André), Thiago Santos (Isaac) e Diogo Barbosa; Alexsander, Daniel (Martinelli), Leo Fernández (Keno) e Lima; Yony González (Lelê) e John Kennedy.
Técnico: Fernando Diniz