Itambé/Minas e Dentil/Praia Clube abrem disputa do título no próximo dia 21, às 11h

 

O ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, administrado pela Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), será palco de uma decisão inédita entre dois times mineiros de vôlei feminino e do título mais importante do calendário nacional.

No domingo de Páscoa, 21 de abril, às 11h, as equipes do Itambé/Minas e do Dentil/Praia Clube abrem os jogos da série melhor de três da primeira final mineira da Superliga Cimed Feminina de Vôlei, em uma disputa histórica nesses 25 anos de existência da competição.

Para atender a uma exigência do regulamento da Superliga, que cobra um estádio com capacidade superior a 5 mil lugares, o jogo de volta será no realizado, no próximo dia 26/4, no ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que consegue abrigar 8 mil torcedores. Caso seja necessário, a terceira e decisiva disputa volta à capital mineira, também no Mineirinho, pois o Itambé/Minas teve a melhor campanha da primeira fase.

No último dia 8, no confronto da semifinal, o Itambé/Minas derrotou o Osasco/Audax por 2 a 0 na série melhor de três, no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP). A equipe minastenista chega a mais uma final da Superliga após 15 temporadas. A equipe do Minas buscará o tricampeonato após conquistas de 1992 e 2002.

No mesmo dia, o atual campeão Dentil/Praia clube superou o Sesi Vôlei Bauru (SP) fechando o play off  em 2 a 0 e garantindo a vaga na final pela terceira vez na história.  A primeira decisão ocorreu na temporada 2015/2016, com as praianas sendo superadas pelas cariocas, em Brasília. Já na segunda temporada em 2017/2018, a equipe do Dentil/Praia Clube saiu vitoriosa ante o Sesc-RJ, jogando em casa.

“Essa é uma final histórica, o que demonstra a seriedade de dois clubes, o Minas e o Praia, na formação dos seus atletas, além de um trabalho diferenciado da Federação Mineira de Vôlei, que tem se preocupado com o desenvolvimento e valorização nessa modalidade aqui em Minas. O Estado também sempre foi muito parceiro no desenvolvimento do vôlei, por isso, Minas sempre é  palco de grandes competições “, ressaltou o secretário adjunto de Esportes, Adenílson Idalino de Sousa.

Mineirinho

Inaugurado em 17 de março de 1980, o estádio Jornalista Felippe Drummond, o Mineirinho, chegou aos 39 anos como um dos maiores ginásios poliesportivos do mundo. Com capacidade para 20 mil pessoas, é destinado ao desenvolvimento do esporte especializado, além de servir como palco de mega shows e eventos nacionais e internacionais.

Localizado em Belo Horizonte, na orla da Lagoa da Pampulha, referência arquitetônica mundial, é detentor de recordes de público no voleibol, no futsal e em diversos esportes especializados. Recebeu em suas dependências competições nacionais e internacionais de alto nível, como o Campeonato Mundial Feminino de Vôlei, Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol, o Campeonato Nacional de Futsal, disputas e exibições de ginástica olímpica e o UFC edição 147, maior campeonato de artes marciais do planeta.