Noite gringa no Independência! O América contou com o brilho de Miguelito e venceu o Goiás por 1 a 0, neste domingo (20/4), no Horto, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Destaque da equipe, o boliviano comandou o meio de campo do Coelho e converteu pênalti que deu a vitória em confronto direto que valia vaga na parte de cima da tabela.

Com o resultado, o América entrou no G4 e ocupa a segunda posição, com nove pontos. Independente dos demais resultados da rodada, o time se manterá entre os quatro primeiros até o próximo compromisso. Por sua vez, o Goiás, que estava na zona de classificação, caiu para a sétima posição, com sete.

Os donos da casa dominaram o primeiro tempo – controlaram a posse de bola e protagonizaram as melhores chances: quatro chutes no alvo contra apenas dois do Goiás. O time funcionou como uma orquestra – as jogadas foram bem construídas, passavam pelos espaços do campo defensivo ao ofensivo com tranquilidade.

O segundo tempo não foi diferente. Superior, time pressionou e ao mesmo tempo conseguiu controlar a posse de bola – não deu chances ao Goiás, que levou pouco perigo e seguiu apagado. Os visitantes contaram com o goleiro Tadeu, que impediu que o Coelho ampliasse.

Próximos jogos

O América volta a campo no sábado (26/4), para enfrentar o Avaí, às 20h, na Ressacada, pela quinta rodada da Série B.

Por sua vez, o Goiás pega o Paysandu, na quarta-feira (23/4), às 21h, na Serrinha, em jogo de volta da final da Copa Verde. Já pela Série B, entra em campo na segunda-feira (28/4), às 19h30, contra o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz.

O jogo
O primeiro tempo foi de destaque do América, que soube aproveitar os espaços e aproveitou a velocidade dos atacantes para dominar as chances de gol. Já o Goiás ficou apagado e não foi bem na criação – pouco ameaçou o goleiro Matheus Mendes.

O Coelho já estava melhor na partida, com maior posse de bola e arriscando com chutes de fora da área e insistindo em jogadas pelo lado. Aos 13 minutos, Marcão derrubou Miqueias dentro da área. O VAR recomendou revisão do lance e o árbitro logo marcou pênalti. Miguelito foi para a batida e converteu: 1 a 0.

O meio-campista boliviano, inclusive, funcionou mais uma vez como maestro. Com liberdade no meio de campo, participava tanto da criação das jogadas quanto das movimentações mais à frente – acertou bola na trave e fez a torcida suspirar com chute no fim, depois de lance trabalhado pelo lado direito.

Com formação diferente, William Batista propôs nova dinâmica no setor ofensivo. Dessa vez, Figueiredo foi deslocado para o centro e ficou mais livre – ora caía pelos lados, ora trabalhava na linha do meio. Já Stênio assumiu a ponta esquerda, enquanto Fabinho seguiu pela direita. Os jogadores tiveram bom entrosamento – Stênio teve duas boas oportunidades, mas viu a bola ir para fora em ambas.

Do outro lado, o Goiás viu o América muito superior. O alviverde goiano pouco criou – foram apenas duas finalizações no gol, em que Matheus Mendes estava bem posicionado para impedir as conclusões.

Segundo tempo

O América voltou do intervalo dominante. O time se manteve no campo ofensivo e seguiu principalmente com Figueiredo e Miguelito protagonizando as ações – contudo, o goleiro Tadeu brilhou e fechou o gol.

Ao mesmo tempo que pressionava, o Coelho soube ficar com a posse de bola. Com o placar em vantagem, se aproveitou do pouco poder de reação do Goiás e administrou bem o placar. Os visitantes ficaram à mercê do contra-ataque, mas ainda faltava capricho na finalização – jogadores falharam no último passe e facilitaram o trabalho da defesa.

O técnico William Batista promoveu mudanças. Júlio, Miqueias e Stênio deram lugar a Mariano, Kauã Diniz e Willian Bigode. As trocas não influenciaram na formação – equipe seguiu se comportando da mesma forma.

Os mineiros seguiram tentando e tiveram tranquilidade. No fim, mesmo com o Goiás emendando mais chances que obrigaram a defesa de Matheus Mendes, o Coelho teve sabedoria para interceptar as oportunidades e segurar o resultado importante para a sequência da competição.

AMÉRICA 1 X 0 GOIÁS
América
Matheus Mendes; Júlio (Mariano aos 21 do 2T), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Cauan Barros (Jhosefe aos 39 do 2T), Miguelito (Yago Santos aos 39 do 2T) e Miqueias (Kauã Diniz aos 15 do 2T); Figueiredo, Fabinho e Stênio (Willian Bigode aos 21 do 2T). Técnico: William Batista

Goiás
Tadeu; Diego Caito (Willean Lepo aos 37 do 2T), Messias, Luiz Felipe e Douglas Teixeira; Marcão, Lucas Rodrigues (Arthur Caíke aos 8 do 2T), Vitinho (Juninho aos 15 do 2T); Rafael Gava (Welliton aos 29 do 2T); Anselmo Ramon e Pedrinho (Zé Hugo aos 37 do 2T). Técnico: Vagner Mancini

Gols: Miguelito (aos 13 do 1T)
Cartões amarelos: Lucas Rodrigues (Goiás), Miguelito (América)
Motivo: Quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: 17/04/2025
Horário: 20h
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo
VAR: Adriano de Assis Miranda
Público: 1.704
Renda: R$ 34.339,00