O Cruzeiro informou nesta terça-feira que o lateral-esquerdo Matheus Pereira testou positivo para COVID-19 nos exames protocolares realizados pelos atletas e comissão técnica antes da partida contra o Sampaio Corrêa. Conforme a nota, o atleta já se encontra em isolamento e em comunicação constante com os profissionais do clube.

A ausência de Matheus será bastante sentida pelo Cruzeiro, já que o atleta vinha se destacando individualmente, apesar da má campanha celeste na Série B (17º lugar, com 11 pontos). O jovem de 19 anos mostrou qualidade no apoio ao ataque, além de ser firme na marcação. Em oito jogos, marcou um gol e deu uma assistência.

Sem Matheus Pereira, o técnico Ney Franco deve escalar Giovanni no duelo ante o Sampaio, às 18h30 desta quinta-feira, no Mineirão, pela 14ª rodada. O lateral-esquerdo reserva também tende a ganhar oportunidade na partida seguinte, diante do Oeste, às 16h de domingo (11), na Arena Barueri, em Barueri-SP.Curiosamente, Giovanni chegou a treinar separado do grupo principal do Cruzeiro juntamente com os laterais-esquerdos Patrick Brey e João Lucas, e os atacantes Judivan e Welinton. Em entrevista no dia 8 de setembro, Enderson Moreira, que treinava o time, afirmou que havia sido uma decisão da diretoria.

“São questões internas do clube. No momento apropriado, quando o clube achar interessante falar, e expor isso. Interessante a obrigação de fazer isso ao seu torcedor. Ele (clube) irá se pronunciar, através das pessoas que são responsáveis por isso”, ressaltou Enderson, que trabalhou com o lateral no América campeão da Série B de 2017.

Por sua vez, o diretor de futebol Deivid deu versão diferente no dia 1º de outubro. Segundo ele, o afastamento de Giovanni se deu por indicação do ex-treinador. “O Enderson, conversando comigo, achou melhor afastar ele, para ele se aperfeiçoar na parte técnica e na parte física”.

De acordo com Deivid, Ney Franco solicitou a reintegração de Giovanni ao grupo principal. “Nesse meio tempo, o Enderson foi mandado embora, veio o Ney Franco, que também conhecia o atleta. Eu falei que a parte física e a parte técnica dele ainda não estavam as ideais, mas o Ney pediu para ele ser reintegrado ao grupo”.

Giovanni, que assinou contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2021, recebeu inúmeros questionamentos dos torcedores em razão do mau rendimento defensivo. Seu melhor momento no clube foi o gol marcado no empate por 1 a 1 com o CRB, em 26 de agosto, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.