EMPATE NO INDEPA


Após sair perdendo por 1 a 0, com direito a gol contra do zagueiro Éder, o América buscou o empate com o RB Bragantino no segundo tempo e está vivo na disputa pela vaga para as quartas de final da Copa Sul-Americana. O tento americano saiu da dobradinha Martínez e Mastriani, que entraram no segundo tempo e mudaram a história do Coelho.

A partida de volta acontecerá na próxima quinta (10), às 21h, no estádio do Corinthians, a Neo Química Arena. Para avançar, o Coelho precisará de uma vitória simples sobre o adversário. Um novo empate e a decisão irá para os pênaltis.

Antes do confronto decisivo com o Massa Bruta, o time Alviverde terá um compromisso importante pelo Brasileirão. Na luta contra o rebaixamento, os comandados de Mancini irão encarar um confronto direto contra o Bahia.

O jogo será no próximo domingo (6), às 18h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Bahia, primeiro time da zona da degola, ocupa o 17º na tabela, com 15 pontos, estando a cinco do Coelho. A diferença é que os comandados de Mancini estão com um jogo a menos que o adversário. 

O jogo

O jogo começou com o RB Bragantino criando boas oportunidades para abrir o placar. Em uma delas, Pasinato, bem posicionado, evitou o gol do adversário ao defender uma testada certeira de Léo Ortiz, após cobrança de escanteio.

A melhor oportunidade americana veio com o meio-campista Breno, aos 20 minutos.O jogador arriscou de fora da área e por muito pouco não marcou um golaço. A bola não pegou a curva desejada pelo jogador e saiu raspando a trave esquerda de Cleiton. 

Quatro minutos depois, nova oportunidade para o Coelho abrir o placar. Após roubar a bola no meio-campo, Juninho avançou pela intermediária e cruzou para Matheusinho que, de cabeça, mandou a bola pela linha de fundo.

Após esse lance, o jogo ficou equilibrado, com “trocação” no ataque, até os 40 minutos, quando Luan Cândido recebeu passe na esquerda do ataque e cruzou rasteiro para a grande área. Ao tentar cortar, o zagueiro Éder mandou para as redes, contra.

Atrás no placar, Mancini aproveitou a pausa do intervalo para promover duas alterações na equipe. Rodrigo Varanda e Pedrinho entraram nos lugares de Renato Marques e Matheusinho, respectivamente.

As mudanças pouco surtiram efeito, tanto é que, aos 12 minutos,  o treinador voltou a mexer na equipe. Mastriani e Martínez foram acionados e substituíram Lucas Kal e Breno.

Essas sim deram resultado, na primeira finalização da equipe no segundo tempo. Aos 27 minutos, em jogada ensaiada de cobrança de escanteio, a bola foi rolada para Martínez que cruzou na medida para a pequena área. 

Por lá estava o artilheiro Mastriani que, de cabeça, desviou o cruzamento para o fundo do gol, empatando a partida. Este foi o nono gol do atacante na temporada, sendo o sexto na competição.

O gol colocou o time de volta à partida e animou a torcida americana, porém, não foi o suficiente para que o Coelho conseguisse a virada no Horto.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA 1X1 RB BRAGANTINO

América
Mateus Pasinato; Rodriguinho, Éder, Júlio e Marlon (Nicolas); Javier Méndez, Lucas Kal (Martínez), Breno (Mastriani), Juninho e Matheusinho (Pedrinho); Renato Marques (Rodrigo Varanda).Técnico: Vagner Mancini

RB Bragantino
Cleiton; Andres Hurtado, Léo Ortiz, Natan (Luan Patrick) e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Quintero), Lucas Evangelista, Luan Cândido (Sorriso) e Gustavinho (Bruninho); Eduardo Sasha (Vitinho) e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha

Motivo: Oitavas de final da Sul-Americana, jogo de ida
Data: 3 de agosto de 2023 (quinta-feira)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte

Árbitro: Gery Vargas, auxiliado por José Antelo e Edwar Saavedra
VAR: German Delfino

Cartões amarelos: Juninho, Javier Méndez, Nicolas (América); Bruninh, Luan Patrick (RB Bragantino)

Gol: Éder, aos 40 minutos do 1 º tempo (contra), Mastriani, aos 27 minutos do 2º tempo (América)