COPA DO MUNDO


Ah, o futebol... Neste domingo (27), Bélgica e Marrocos travavam um duelo com amplo favoritismo da seleção europeia, que reúne astros do futebol mundial. Mas o esporte nem sempre é tão lógico assim. Os marroquinos jogaram "em casa" no Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar. Nas arquibancadas, os torcedores de vermelho criaram uma atmosfera de muito apoio e pressão, cenário fundamental para empurrar o time à histórica vitória por 2 a 0, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo.

Agora, Marrocos lidera o grupo, com quatro pontos, e depende só de um empate na última rodada para avançar às oitavas de final. Em seguida, aparecem Bélgica (três pontos), Croácia (um) e Canadá (nenhum). Croatas e canadenses completam a rodada neste domingo, em jogo marcado para 13h, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.


A rodada decisiva da chave será na próxima quinta-feira (1º), às 12h (de Brasília). Croácia e Bélgica fazem jogaço no Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan. No Al Thumama, em Doha, Canadá e Marrocos se enfrentam.

O jogo


Favorita, a Bélgica até teve mais a bola e finalizou em quantidade superior durante o primeiro tempo, mas não conseguiu se impor diante de Marrocos. Empurrada pela torcida que lotou o estádio, a seleção africana se mostrou um desafiante respeitável.


A etapa inicial não foi lá das mais agitadas. A oportunidade mais importante foi de Marrocos, que chegou a abrir o placar em cobrança de falta de Ziyech, mas o lance foi bem anulado por impedimento, com auxílio do VAR.


O jogo de Marrocos melhorou no segundo tempo. Por detalhes - erros de finalização, domínios ruins -, o gol não saiu nos primeiros minutos. Bem marcados, De Bruyne e Hazard pouco faziam.


A pressão marroquina deu resultado aos 28 minutos. Sabiri cobrou falta lateral, próximo à marca do escanteio, diretamente para o gol. Courtois falhou, e a bola estufou as redes: 1 a 0.


O lance acendeu a torcida de Marrocos, que transformou o estádio em uma panela de pressão contra a Bélgica. Os belgas até tentaram pressionar, mas não conseguiam criar bos oportunidades.


No fim, ainda deu tempo para mais uma explosão de alegria dos marroquinos. Aboukhlal recebeu passe na área e finalizou forte, no alto, sem chances para Courtois.


BÉLGICA 0 X 2 MARROCOS


Bélgica


Courtois; Alderweireld, Vertonghen e Castagne; Meunier (Lukaku, aos 36' do 2ºT), Onana (Tielemans, aos 15' do 2ºT), Witsel, De Bruyne e Thorgan Hazard (Trossard, aos 30' do 2ºT); Eden Hazard (Mertens, aos 15' do 2ºT) e Batshuayi (De Ketelaere, aos 30' do 2ºT)
Técnico: Roberto Martínez


Marrocos


Munir El Kajoui; Hakimi (Attiat-Allah, aos 23' do 2º), Aguerd, Saiss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi (El-Yamiq, aos 33' do 2ºT) e Amallah (Sabiri, aos 23' do 2ºT); Ziyech, Boufal (Aboukhlal, aos 28' do 2ºT) e En-Nesyri (Hamed Allah, aos 28' do 2ºT)
Técnico: Walid Regragui


Motivo: segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Local: Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar
Data e horário: domingo, 27 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)


Gols: Sabiri, aos 28', e Aboukhlal, aos 47' do 2ºT (MAR)
Cartões amarelos: Onana, aos 29' do 1ºT (BEL); Sabiri, aos 49' do 2ºT (MAR)


Público: 43.738 torcedores


Árbitro: César Ramos (México)
Assistentes: Alberto Morin (México) e Miguel Hernández (México)
VAR: Fernando Guerrero (México)