O Atlético irá descobrir os adversários da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2024 no dia 18 de março. A Conmebol divulgou, na manhã desta terça-feira (6), a data do sorteio, que será realizado em Luque, no Paraguai. 

O sorteio é dividido em quatro potes, separados pelos rankings das equipes classificadas para o torneio sul-americano. O Galo, décimo quarto colocado na lista, estará no pote 2 e terá River Plate, Peñarol ou LDU como cabeça de chave do grupo. 

O time alvinegro disputará pelo quarto ano consecutivo a competição continental. Curiosamente, a equipe foi eliminada pelo Palmeiras nas últimas três edições. Em 2021, o Porco tirou o Galo da decisão. No ano seguinte, a derrota alvinegra aconteceu nas quartas. Já em 2023, a queda para o Palestra foi nas oitavas. 
A fase de grupos deve ocorrer de 3 de abril a 29 de maio. As oitavas de final serão em agosto, enquanto as quartas ocorrerão em setembro e a semifinal em outubro. A final está marcada para o dia 30 de novembro.

Além do Galo, o Brasil tem outros cinco representantes garantidos na fase de grupos da Libertadores. São eles: Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Flamengo e São Paulo. Da fase preliminar do torneio, poderá sair outro participante brasileiro.

 Botafogo e RB Bragantino entram na segunda fase preliminar da competição. O Botafogo enfrentará o vencedor do confronto entre Aurora (Bolívia) e Melgar (Peru). Já o Bragantino terá pela frente o Águilas Doradas, da Colômbia. Caso se classifiquem, os brasileiros se enfrentam valendo uma vaga na fase de grupos da Libertadores. O eliminado se classifica para a Sul-Americana. 

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte