De volta à Argentina, o Cruzeiro persegue feito de grandes proporções em meio ao processo de reconstrução do clube: chegar a uma final continental após 15 anos. A Raposa entra em campo na noite desta quarta-feira (30/10), a partir das 19h, para enfrentar o Lanús no Estádio La Fortaleza, na Região Metropolitana de Buenos Aires.

A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o duelo pela semifinal da Copa Sul-Americana: onde assistir, prováveis escalações, declarações dos principais personagens e muito mais.

Jogo frustrante na ida
No primeiro embate, o Cruzeiro decepcionou os seus torcedores no Mineirão, em Belo Horizonte. O time de Fernando Diniz chegou a abrir o placar com Kaio Jorge, mas sofreu gol de Ramiro Carrera e acabou empatando, por 1 a 1, com o Lanús.

Com o resultado, a Raposa passa a depender de uma vitória diante do “Granate” para avançar à decisão da Sul-Americana. Em caso de nova igualdade no placar, a decisão da vaga ocorrerá nos pênaltis.

Confiança de ambos os lados
Na última segunda-feira, o No Ataque foi às redondezas do La Fortaleza e conversou com diversos torcedores do Lanús. Todos demonstraram confiança para o jogo decisivo – alguns chegaram, inclusive, a criticar o Cruzeiro.

“Estou confiantíssimo. Sinto que temos uma ótima equipe, com bom plantel. Uma pena são as lesões (que nos prejudicam), temos muitos jogadores machucados. Mas a confiança está intacta! Vi as partidas contra Boca Juniors e Lanús, e (Cruzeiro) não tem uma ideia muito boa de jogo. Para uma equipe do Brasil, não sei se é muito brasileira”, disse Lorenzo Bermúdez à reportagem.

Por sua vez, presidente de Reduto ArgentinaZeiros em Buenos Aires, Marcelo Borges cravou que a Raposa estará na grande decisão da Sul-Americana.

“A expectativa para o jogo do Cabuloso é a maior possível. É sempre uma alegria quando o Cruzeiro vem aqui. Independentemente de a fase estar meio azeda, só quero que o Cruzeiro ganhe e a gente passe para a final. Só tenho a dizer que quem vai para a final é a gente”, disse ao No Ataque.

O ArgentinaZeiros já se reuniu em outras oportunidades no país vizinho – mais recentemente, antes do duelo contra o Boca Juniors nas oitavas de final da Sul-Americana. Haverá outro encontro nesta quinta-feira, na região de Puerto Madero.

Mesmo com a importância do confronto, jornais argentinos deram pouca atenção a Lanús e Cruzeiro nos dias que antecederam a data da partida. Como o Granate está sediado na Região Metropolitana de Buenos Aires, acaba por ficar mais distante dos holofotes da imprensa nacional.

Lanús e Cruzeiro vivem jejuns de vitórias
O último triunfo do Lanús foi em 21 agosto. De lá para cá, o Grante perdeu sete vezes e empatou quatro. A equipe está em 26º lugar no Campeonato Argentino.

Já o Cruzeiro não vence desde 19 de setembro. O retrospecto da Raposa nos últimos sete jogos foi de quatro empates e três derrotas. Esse desempenho ruim fez o time cair para a oitava posição do Brasileirão.

Lanús x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto terá como única opção o serviço de streaming Paramount+.

Lanús x Cruzeiro: prováveis escalações
Lanús
O Lanús pode ter uma volta importante ao time. O zagueiro Ezequiel Muñoz se recuperou de uma lesão no menisco do joelho esquerdo e briga por posição com Gonzalo Pérez.

Muñoz não atuou na partida em Belo Horizonte. O defensor voltou aos gramados na derrota por 1 a 0 para o Atlético Tucuman, nesse domingo (27/10), pelo Campeonato Argentino. O técnico Ricardo Zielinski escalou um time considerado reserva. 

Outro atleta que estava fora de combate e apareceu na lista de relacionados é Leonardo Jara. O lateral-direito teve uma inflamação na parte posterior da coxa direita, mas já está curado.

Apesar das boas notícias, a equipe grená ainda terá três desfalques por lesão. A mais sentida delas é a do meio-campista Eduardo Salvio, que sofreu uma mialgia na panturrilha direita na semana passada. 

Os outros desfalques do Lanús são os laterais-direitos Nicolás Morgantini (ruptura no tendão de Aquiles direito) e o meia Raúl Loaiza (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito).

Provável escalação do Lanús: Nahuel Losada; Juan Cáceres, Carlos Izquierdoz, Gonzalo Pérez (Ezequiel Muñoz) e Julio Soler; Felipe Peña Biafore, Luciano Boggio, Bruno Cabrera, Marcelino Moreno e Ramiro Carrera; Walter Bou.

Cruzeiro
Bastante pressionado pela falta de resultados no comando do time, Fernando Diniz deve ir à campo com força máxima. O técnico poupou praticamente todos os titulares na derrota por 3 a 0 para o Athletico Paranaense, sábado, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, para descanso total dos atletas.

Apenas o volante Lucas Romero começou entre os 11 iniciais. O argentino havia ficado de fora do duelo contra o Lanús, no Gigante da Pampulha, devido a suspensão automática na competição.

Cássio e Kaio Jorge sequer ficaram no banco de reservas contra o Furacão. O goleiro ficou em BH se recuperando de dores na coxa direita, enquanto o atacante recebeu um descanso pela sequência de jogos. Eles estarão no time titular nesta quarta.

Diniz deve fazer duas mudanças certas no time. A entrada de Romero no meio-campo é uma delas. O volante deve formar dupla com Walace, e liberar Matheus Henrique para dar maior suporte ao ataque. Matheusinho seria utilizado na vaga de Álvaro Barreal, que deve ser opção no banco.

Mais à frente, a provável mudança é a volta de Lautaro Díaz no lugar de Gabriel Veron. O ponta argentino cumpria cronograma de atividades de força e equilíbrio e, por isso, foi ausência nos últimos compromissos.

Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Lucas Villalba, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Álvaro Barreal), Walace e Matheus Henrique; Lautaro Díaz (Gabriel Veron), Matheus Pereira e Kaio Jorge.


Lanús x Cruzeiro: personagem
“Acho que é uma construção que está acontecendo. As coisas não acontecem do dia para a noite. É uma construção que leva uma convicção, uma fé, como o Alexandre Mattos (CEO) anunciou na fala dele que temos chances muito claras na Argentina. Vai ser uma partida dura, um adversário tradicional que sabe jogar bem as copas. Esses eventos que acontecem (cobranças internas) a equipe nunca fica a mesma. Ou melhoramos ou pioramos e acredito muito na melhora da equipe com tudo que vem acontecendo”

Fernando Diniz, técnico do Cruzeiro
Lanús x Cruzeiro: arbitragem
Árbitro: Juan Gabriel Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Derlis López (PAR)