3x3

O Cruzeiro mostrou poder de reação - por duas vezes - no duelo contra o Juventude para conseguir arrancar um empate contra o Juventude na tarde desta quinta-feira (20), em Caxias do Sul, pela 34ª rodada do Brasileirão. Os gols da Raposa foram marcados por Kaio Jorge, o artilheiro do Brasileirão. Pelos lados do Juventude, o destaque foi de Gabriel Taliari, que também balançou as redes por duas vezes e deu uma assistência a Marcelo Hermes - que aplicou a “lei do ex”. 

Com o resultado, o time celeste  ampliou a invencibilidade na temporada para nove jogos e segue na terceira colocação, agora com 65 pontos, 11 à frente do Fluminense, o primeiro fora do grupo que garante vaga direta à fase de Grupos da Libertadores - restando 12 em disputa. A pontuação pode diminuir, caso o Bahia vença o Fortaleza na noite desta quinta. 

A Raposa voltará a campo no domingo (23) contra o Corinthians, no Mineirão. Para o duelo, o técnico Leonardo Jardim terá os retornos dos titulares Christian e Matheus Pereira, além do reserva Walace - que cumpriram suspensão contra o Ju. A bola vai rolar no Gigante da Pampulha a partir das 20h30.

O jogo

O duelo começou com o Juventude buscando o ataque em passes longos, enquanto o Cruzeiro trabalhava a bola próxima a grande área e por muito pouco não abriu o placar com Gabigol, chutando rasteiro de fora da área. A bola saiu raspando a trave esquerda de Jandrei. 

Aos 8 a “lei do ex” entrou em campo com Marcelo Hermes balançando às redes do Cruzeiro. O lateral avançou pela intermediária, viu Cássio adiantado e bateu para o gol, encobrindo o arqueiro celeste.  

Aos 15, os donos da casa ampliaram o marcador com Taliari marcando um belo gol. O atacante recebeu assistência de Caíque entre os zagueiros celeste, dominou a bola na grande área e bateu na saída de Cássio. 

Atrás no marcador, o Cruzeiro seguia pecando no arremate final, até que em um lance de falta - cobrada por William, aos 41 minutos -, Sinisterra diminuiu a diferença. O colombiano subiu mais que a marcação na grande área e testou firme para as redes, sem chance para Jandrei.

Nos acréscimos, a Raposa só não empatou com um gol contra graças a agilidade do arqueiro do Juventude, que teve que se esticar todo para mandar a bola para a linha de fundo, na última grande chance do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Jardim promoveu a entrada de Japa no lugar de Matheus Henrique, na primeira alteração no Cruzeiro. Logo aos cinco minutos, Romero teve a chance de empatar o duelo com uma pancada de fora da área. A bola, caprichosamente, saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, Kaio Jorge, o artilheiro do Brasileirão, não desperdiçou. 

A jogada começou com Japa cruzando da direita para Kaiki na área. De primeira, o lateral-esquerdo jogou a bola para a pequena área, onde chegava Kaio Jorge. O atacante se jogou para desviar e mandar a bola para o fundo das redes. 

Aos 13, o Juventude voltou a ficar à frente do placar, novamente com Taliari, sem marcação, na pequena área. O atacante aproveitou desvio de cabeça na pequena área para bater de primeira, sem chances para Cássio. 

Para buscar a igualdade, Jardim alterou as duas laterais colocando Kauã Moraes, Kauã Prates, nos lugares de William e Kaiki Bruno, respectivamente, além do meio-campo, sacando Lucas Silva para a entrada de Ryan Guilherme.

Aos 36, Jandrei novamente entrou em ação para evitar o empate celeste ao espalmar um chute forte de Sinisterra, dentro da grande área. Essa foi a última participação do atacante no jogo. Ele foi sacado por Jardim para a entrada de Bolasie.

Três minutos depois, a estrela de Kaio Jorge brilhou ao aproveitar falha da defesa do Juventude para empatar o placar, marcando o segundo dele no duelo. Com a igualdade, o Cruzeiro passou a pressionar o adversário em busca da vitória. O time celeste teve oportunidades com Gabigol e também Kaio Jorge, nos acréscimos, mas sem eficácia. 

FICHA TÉCNICA
Juventude 3x3 Cruzeiro

Juventude:Jandrei; Igor Formiga, Luan Freitas, Marcos Paulo (Alan Ruschel) e Marcelo Hermes; Caíque (Sforza), Jadson, Mandaca (Ewerthon) e Nenê (Abner); Rafael Bilu (Giovanny) e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini

Cruzeiro:Cássio; William (Kauã Moraes), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki (Kauã Prates); Lucas Romero, Lucas Silva (Ryan Guilherme), Matheus Henrique (Japa) e Gabigol; Luis Sinisterra (Bolasie) e Kaio Jorge.

Motivo: 34ª rodada Campeonato Brasileiro
Data: 20 de novembro de 2025 (quinta-feira)
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul -RS

Arbitragem: Savio Pereira Sampaio, com o auxílio de Leila Naiara Moreira da Cruz e Leone Carvalho Rocha
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro

Cartões Amarelos: Mandaca, Nenê (Juventude); Matheus Henrique (Cruzeiro)

Gols: Marcelo Hermes, aos 8’; Taliari, aos 15’, 1º tempo; e aos 13’, 2º tempo  (Juventude); Sinisterra, aos 41’;  1º tempo; Kaio Jorge, aos 7’; aos 39', 2º tempo (Cruzeiro)