O 'capitão do América' decidiu. Neste domingo (18/9), o Coelho venceu o Corinthians por 1 a 0 com gol de Juninho, principal jogador do time no Independência, e se aproximou do G6 na Série A do Campeonato Brasileiro. 

A partida, válida pela 27ª rodada, se arrastava para um empate em Belo Horizonte, mas as alterações de Vagner Mancini funcionaram, e o América fez valer o domínio no duelo e balançou as redes aos 32' do segundo tempo. 

Com o triunfo, a equipe mineira permanece na oitava posição e na luta por uma vaga na Copa Libertadores, mas agora com 39 pontos - quatro a menos que o próprio Corinthians, sexto colocado.

De quebra, o time chegou a nove jogos de invencibilidade na competição, maior série do clube na história dos pontos corridos.
 
Agora, o América terá 10 dias de preparação para o próximo confronto pela Série A. A equipe voltará a campo apenas no dia 28 deste mês, quarta-feira, às 21h, quando enfrentará o Cuiabá na Arena Pantanal, em Cuiabá. 
 
O Corinthians, por sua vez, receberá o Atlético-GO no mesmo dia, mas às 19h, na Neo Química Arena, em São Paulo. 
 
Começo do América
 
Os técnicos das equipes promoveram mudanças para a partida. Se por um lado Mancini escalou o América de forma ofensiva, com dois meias de origem - Alê e Benítez -, Vítor Pereira poupou nove dos 11 titulares do Corinthians. As exceções foram Cássio e Róger Guedes.
 
Logo aos 3', Juninho teve a primeira chance do jogo. Ele recebeu livre na grande área, mas cabeceou para fácil defesa de Cássio. Apesar de ter menos posse de bola, o Coelho foi superior ao Timão nos primeiros 15 minutos do confronto.
 
Na sequência, os visitantes igualaram o jogo e chegaram com perigo em duas ocasiões. Em chute de fora da área, Adson exigiu boa defesa de Cavichioli. Pouco tempo depois, o goleiro saiu jogando errado e foi exigido novamente, desta vez em finalização de Vital.
 
Em resumo, o América foi superior no primeiro tempo, mas pecou nas finalizações ou em passes finais e não conseguiu abrir o placar.
 
Juninho decisivo
 
O Corinthians melhorou com as entradas de Robson Bambu, Du Queiroz e Yuri Alberto logo na volta do segundo tempo. A primeira grande chance, no entanto, foi do América.
 
Felipe Azevedo arriscou de fora da área e exigiu boa defesa de Cássio. As finalizações de longe e os contra-ataques eram, inclusive, geraram as chances mais perigosas do time mineiro.
 
O Timão, no entanto, tinha mais controle da partida. A partir dos 15', o Coelho voltou a equilibrar o confronto. Azevedo chegou a balançar as redes, mas a jogada foi anulada devido a impedimento. 
 
A bola entrou aos 31', quando Mastriani - que acabara de entrar - escorou para Juninho marcar de cabeça, sem goleiro, e colocar o América na frente: 1 a 0. O gol coroou o experiente meio-campista de 34 anos, que já vinha sendo o melhor em campo.
 
Após o gol, o técnico Vagner Mancini recuou as linhas da equipe americana e colocou mais um zagueiro para reforçar a marcação. A partir disso, o Corinthians teve mais posse de bola, pressionou, mas não conseguiu o empate.  
 
AMÉRICA 1 X 0 CORINTHIANS
 
América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric, aos 32' do 2ºT), Ricardo Silva, Éder e Marlon; Juninho, Alê e Benítez (Índio Ramírez, aos 32' do 2ºT); Matheusinho (Iago Maidana, aos 38' do 2ºT), Felipe Azevedo (Aloísio, aos 38' do 2ºT) e Henrique Almeida (Mastriani, aos 23' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
 
Corinthians
Cássio; Léo Mana (Robson Bambu, no intervalo), Bruno Méndez, Raul Gustavo e Lucas Piton; Xavier (Du Queiroz, no intervalo), Roni (Fausto Vera, aos 28' do 2ºT), e Giuliano; Adson (Renato Augusto, aos 21' do 2ºT), Mateus Vital e Róger Guedes (Yuri Alberto, no intervalo)
Técnico: Vítor Pereira
 
Gol: Juninho, aos 31' do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Benítez (AME); Raul Gustavo, Bruno Méndez e Roni (COR)
 
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data e horário: domingo, 18 de setembro, às 18h
 
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN)