Jogador do Atlético, o versátil Rubens integra o top 3 mundial de uma importante estatística defensiva em 2023, de acordo com a plataforma de estatísticas SofaScore. Nos registros do site, o lateral-esquerdo/meio-campista do Galo soma 127 desarmes em 30 jogos na temporada – com média de 4,2 por partida.

Titular com Eduardo Coudet na maior parte do primeiro semestre (especialmente em virtude da lesão do titular Guilherme Arana), Rubens perdeu espaço com a chegada de Felipão. O jovem de 22 anos foi acionado em apenas cinco dos jogos do Atlético na segunda metade do ano.

Nessa quarta-feira (25/10), Rubens foi acionado como titular por Scolari na vitória do Galo sobre o RB Bragantino, por 2 a 1, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogador compôs a linha de meio-campistas alvinegros no 4-4-2 desenhado pelo treinador gaúcho, atuando pelo lado esquerdo do campo.

 Contra o vice-líder do Brasileirão, Rubens contribuiu com oito desarmes e cinco cortes nos 75 minutos em que atuou. No SofaScore, o atleta registrou nota 8.1 – a maior da partida.

Além de Rubens, dois jogadores que atuam em ligas paralelas integram o top 3 mundial. Matías Melluso, argentino do Pafos FC, do Chipre, é o líder do ranking. O segundo colocado é o marroquinho Mathys Tourraine, do Grenoble, que disputa a segunda divisão do Campeonato Francês.

Rubens pode voltar a receber oportunidade no meio-campo do Atlético diante do Fluminense, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 21h desse sábado (28/10).