No Cruzeiro desde fevereiro, o técnico Leonardo Jardim mostrou confiança na evolução dos jogadores celestes. Nesta quinta-feira (27/3), o português citou exemplos de atuações que o incomodaram, mas os atletas conseguiram subir de nível posteriormente.

Para Jardim, dois jogadores que evidenciam isso são o goleiro Otávio, terceira opção na posição, e o zagueiro e lateral-esquerdo Lucas Villalba.

Como foi eliminado pelo América na semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro ficou sem calendário oficial de 29 de fevereiro a 28 de março. A equipe fez um amistoso e quatro jogos-treino nesse período.

Evolução de Villalba no Cruzeiro

“A primeira vez em que coloquei Villalba foi no último jogo na fase grupos (do Mineiro). Eu fiquei tão mal com a qualidade que ele apresentou: ‘Pô, como esse cara joga no Cruzeiro?’. Tirei a informação, ele tinha jogado, em dois meses, cinco minutos. Estava completamente fora de forma. Como podia competir? Não podia. Hoje em dia, quem vê Villalba, já vê um jogador diferente, competitivo, com condição. Esse é meu objeto. Preparar todos para, quando forem chamados, darem resposta”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Jardim estreou no último jogo da fase de grupos do Mineiro, em que optou por poupar algumas peças diante do Democrata de Governador Valadares. Villalba foi escalado como zagueiro na derrota por 2 a 1 e atuou durante 90 minutos.

Com o técnico Fernando Diniz, que foi demitido no fim de janeiro, Villalba era reserva. Já Jardim mostrou no período sem jogos que pretende usar o argentino na lateral esquerda.

 De fevereiro para cá, o Cruzeiro enfrentou o time Sub-20 (7 a 0), o Boston City FC (12 a 0), o Botafogo (3 a 3) e o Pouso Alegre (3 a 2) em jogos-treino. Também houve um amistoso contra o RB Bragantino (1 a 1).

Terceiro goleiro

Terceiro goleiro do Cruzeiro, Otávio é um jovem de 19 anos, recém-promovido das categorias de base. No início de 2025, ao invés de reapresentar ao Sub-20, o arqueiro foi integrado ao time profissional da Raposa.

 “O Otávio não jogava há quatro meses. Entrou um pouco contra o Pouso Alegre, e não gostei. Não gostei. Mas, se um atleta não joga por um período grande, perde qualidade. Não acredito que só treinando evoluem. Sei que todos os jogadores que chegaram ao topo, jogaram. Não só treinavam”, disse Jardim.

 “Todos os jovens talentos têm que jogar. Aqui no Cruzeiro, mesmo que não seja na equipe principal, tem a obrigação de jogar no sub-20 para rodar. Levei o Janderson para jogar contra o Botafogo. Não treinou conosco, mas sabia que estava a desempenhar bem”, concluiu.

Estreia do Cruzeiro no Brasileirão

A Raposa volta a jogar oficialmente neste fim de semana. Cruzeiro e Mirassol se enfrentam no sábado (29/3), a partir das 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.