COPA LIBERTADORES

O Internacional empatou com o Nacional (URU) por 2 a 2 nesta quarta-feira (3) e em jogo válido pelo Grupo B da Copa Libertadores. Gabriel Mercado e Carlos de Pena marcaram para o Colorado, enquanto Diego Zabala e Noguera fizeram para os visitantes no jogo realizado no Beira-Rio, em Porto Alegre.

O Colorado começou muito bem o jogo, abriu o placar rapidamente e teve mais oportunidades de ampliar o placar, mas acabou caindo de produção e levou o empate ainda no primeiro tempo. A segunda etapa foi mais morna e o gol saiu quando o iluminado Lucca entrou e deu a assistência para De Pena. No entanto, já no acréscimos, o Nacional usou a forte bola parada, de um zagueiro para o outro, para empatar a partida.

FICHA TÉCNICA 

INTERNACIONAL 2 x 2 NACIONAL

Data do jogo: 3 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 19h (horário de Brasília)
Duração: 97 minutos (46 + 51)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Público e renda: 
Competição: Copa Libertadores (3ª rodada da fase de grupos)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti e Diego Bonfa (ambos da Argentina)
VAR: Silvio Trucco (Argentina)
Cartões amarelos: Wanderson, Gustavo Campanharo, Mercado (Internacional); Gaston Pereiro (Nacional)
 
Gols: Mercado (10/1ºT, 1-0), Zavala (37/1ºT, 1-1), De Pena (37/2ºT, 2-1), Noguera (45/2ºT, 2-2)
 
Internacional: Keiller, Igor Gomes (Fabricio Bustos, aos 17/2ºT), Vitão, Mercado, Renê; Gustavo Campanharo (Matheus Dias, aos 96/2ºT), Carlos de Pena; Maurício (Lucca, aos 36/2ºT), Alan Patrick, Wanderson (Pedro Henrique, aos 17/2ºT); Alemão.
Técnico: Mano Menezes


Nacional: Sergio Rochet, Leandro Lozano, Fabian Noguera, Diego Polenta, Camilo Cândido; Diego Rodriguez, Yonatan Rodriguez (Marcos Montiel, aos 17/2ºT); Alfonso Trezza (Federico Martínez, aos 44/2ºT), Diego Zabala, Gastón Pereiro (Facundo Fagúndez, aos 17/2ºT); Juan Ignacio Ramírez (Pedro Henrique, aos 17/2ºT). Técnico: Álvaro Gutierrez. 


Internacional x Nacional: gols e lances importantes

O Inter começou em cima e quase abriu o placar aos oito minutos. Alemão fez boa jogada e De Pena colocou de volta para a área, Wanderson tentou desviar para o gol de mão e recebeu cartão amarelo. Dois minutos depois, Wanderson cobrou escanteio na área e Mercado chegou antes da defesa para marcar o primeiro do Inter. A equipe de casa teve mais uma boa chance pouco depois, quando Wanderson recebeu passe de calcanhar de Alemão e bateu para fora.

Após os 30 minutos, o Nacional começou a crescer no jogo e o empate veio aos 37. Zavala fez jogada individual e tentou o passe, a bola bateu em Vitão e retornou para o uruguaio, que bateu de direita no canto de Keiller para empatar. A virada quase veio ainda no primeiro tempo, quando Pereiro tirou de Keiller, mas bateu para fora.

Depois de um segundo tempo com pouco perigo, o Inter colocou a bola na rede aos 31 minutos, mas o lance foi prontamente anulado. Pedro Henrique dividiu com o goleiro Rochet e a bola bateu em seu braço antes da finalização para o gol.

Após o Nacional perder uma boa chance, o Inter chegou ao segundo gol aos 37. Um minuto depois de entrar, Lucca fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. Carlos De Pena, ex-Nacional, bateu cruzado e colocou o Inter em vantagem novamente. Já nos acréscimos, o Nacional chegou ao empate. Poleta cruzou na área e Noguera chegou antes de Keiller para desviar para o gol.


Mercado marca pela primeira vez desde a estreia

O argentino Gabriel Mercado foi o responsável por abrir o placar para o Inter contra o Nacional. Foi apenas o segundo gol do atleta com a camisa do Colorado em 60 jogos disputados. 

Curiosamente, o primeiro gol de Mercado foi na sua estreia pelo clube, no empate contra o Santos, por 2 a 2, em jogo válido pelo Brasileirão em 22 de agosto de 2021. Na oportunidade, o zagueiro aproveitou sobra na área e (também) abriu o placar.