Conhecida com a rainha do basquete brasileiro, Hortência foi eleita nesta terça-feira (18) como a maior jogadora de todos os tempos da Copa do Mundo ou Campeonato Mundial. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Basketball (FIBA) e a ex-jogadora foi escolhida por 85% dos votos.
“Fiquei muito feliz, pois ganhar esta honraria 24 anos depois de parar de jogar é um motivo de satisfação, ainda mais disputando com atletas que estiveram entre as melhores”, comentou Hortência, em entrevista divulgada no site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
“Quero parabenizar a Hortência, que está ao nosso lado neste trabalho incessante para reerguer o basquete brasileiro, pela expressiva conquista, que é muito justa e merecida. Quem não se recorda dos grandes feitos da ‘Rainha’ nas quadras, especialmente na conquista do inédito Campeonato Mundial de 1994”, afirmou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Ao longo de sua carreira, Hortência conseguiu conquistas importantes. Além do Mundial de 1994, na Austrália, a ex-jogadora guarda em seu currículo a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atleta, em 1996.