Com apenas 18 anos, João Fonseca voltou a fazer história na tarde deste domingo (16/2). O brasileiro derrotou o argentino Francisco Cerúndolo por 2 sets a 0 (6/4 e 7/6) e conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires.

Trata-se do primeiro título de ATP da carreira de Fonseca. Agora, o jovem fenômeno é o brasileiro mais novo a conquistar um título de tênis no profissionalismo, com 18 anos, cinco meses e 16 dias. O posto antes era ocupado por Thiago Wild, que conquistou o ATP de Santiago com 19 anos.

Ao longo da campanha, João derrotou quatro argentinos. Em Buenos Aires, o jovem brasileiro resistiu à pressão das torcidas e mostrou personalidade para levantar o troféu.

Com o título, o carioca chegou à 68ª colocação do ranking da ATP. Ele já era o brasileiro mais bem colocado na classificação desde que garantiu vaga na final.

O jogo

Ao longo de toda a partida, João Fonseca surpreendeu pela tranquilidade. Com apenas 18 anos, o brasileiro começou a decisão quebrando o serviço do dono da casa. Depois, administrou o set e fechou com 6 a 4 com um brilhante ace.

 Os saques de João, aliás, foram destaque da final. Ele acertou quatro aces ao longo de partida e fez valer os serviços.

 Na torcida, os argentinos vibravam com cada ponto de Cerúndolo e jogavam a pressão para o brasileiro de 18 anos. No segundo set, Fonseca parecia alheio às provocações, conduzindo a partida com impressionante calmaria.

 O argentino até tentou desestabilizar o brasileiro, comemorando efusivamente as jogadas e fazendo sinais para a torcida. Com habilidade, Cerúndolo conseguiu quebrar o primeiro serviço que João poderia fechar a partida.

 A partida ficou mais tensa na reta final, e outra quebra de saque de Cerúndolo levou a decisão para o tie break. Mesmo diante de gritos e confusão da torcida argentina, João Fonseca venceu a disputa final por 7 a 1 e se sagrou campeão do ATP 250 de Buenos Aires com 18 anos.