CAMPEONATO BRASILEIRO

A 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro já “bate à porta”, e Fluminense e Atlético protagonizarão um dos confrontos mais aguardados deste fim de semana a partir das 18h30 deste sábado (4/10), no Maracanã, no Rio de Janeiro. A seguir, o No Ataque informa os desfalques e as prováveis escalações de Tricolor das Laranjeiras e Galo para o confronto.

Na última terça-feira (30/9), pela 26ª rodada, o Atlético desperdiçou chances e empatou com o Juventude na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 0 a 0. Já na última quarta-feira (1º/10), o Fluminense cedeu empate ao Sport na Ilha do Retiro, no Recife, por 2 a 2.

O Fluminense é o oitavo colocado na tabela de classificação, com 35 pontos – a cinco de distância do Bahia, primeiro clube no G6. Já o Atlético ocupa a 14ª posição, com 29 – com quatro de vantagem para o Vitória, primeiro clube na zona de rebaixamento à Série B.

Desfalques e provável escalação do Fluminense

O técnico Luis Zubeldía segue com dois desfalques no Fluminense. São eles: o volante Nonato, em transição física, e o meio-campista Paulo Henrique Ganso, que continua no departamento médico em virtude de lesão na panturrilha esquerda.

 Por outro lado, Zubeldía deve promover dois retornos importantes ao time carioca diante do Galo. O lateral-direito Samuel Xavier e o zagueiro Thiago Silva foram poupados contra o Sport e devem retornar à equipe titular.

 Desta forma, a provável escalação do Fluminense para enfrentar o Atlético tem: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Lucho Acosta; Serna, Canobbio e Cano.

Desfalques e provável escalação do Atlético

Costumeiramente titular do time alvinegro, o zagueiro Lyanco recebeu o terceiro cartão amarelo no empate entre Atlético e Juventude. Diante da advertência, terá de cumprir suspensão automática contra o Fluminense.

 O sérvio-brasileiro se une a outros cinco atletas como desfalque do Galo – todos eles no departamento médico do clube, lesionados. Veja-os na lista a seguir.

Os desfalques do Atlético contra o Fluminense

Lyanco (zagueiro): suspenso;
Alexsander (volante): lesão ligamentar no joelho direito;
Patrick Silva (volante): fratura na região lombar;
Júnior Santos (atacante): lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita;
Cuello (atacante): cirurgia no tornozelo esquerdo;
Caio Maia (atacante): cirurgia no joelho direito.

Os retornos no Atlético

Em contrapartida, Sampaoli poderá voltar a contar com quatro jogadores que tiveram de cumprir suspensão diante do Juventude. São eles: o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Hulk.

Sampaoli orienta Everson durante treino do Atlético na Cidade do Galo (3/10/2025)(foto: Pedro Souza/Atlético)
A provável escalação do Atlético

As escalações de Sampaoli são sempre imprevisíveis. O treinador argentino molda suas formações conforme as fragilidades dos adversários e costumeiramente muda o 11 inicial.

De toda forma, é grande a possibilidade de que Sampaoli escale os quatro nomes que retornam de suspensão como titulares. As disputas mais abertas estão nas laterais: Natanael e Saravia pela direita, e Guilherme Arana e Caio pela esquerda.

A estrutura tática no momento de ataque (3-2-5) deve ser mantida, possivelmente com os laterais ocupando as beiradas em fase ofensiva. Diante da boa performance nas últimas partidas, Bernard deve seguir como titular.

Sendo assim, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Fluminense tem: Everson; Natanael (Saravia), Ivan Román, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana (Caio); Alan Franco e Igor Gomes; Gustavo Scarpa, Bernard e Hulk.