Para o Atlético, o momento é de “juntar os cacos” e reunir forças antes da final da Copa Libertadores. Na noite desta quarta-feira (13/11), a partir das 20h, o Galo tem novo encontro marcado com o arquirrival Flamengo – agora, pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A seguir, o No Ataque informa tudo que você precisa saber sobre a partida: onde assistir ao vivo, prováveis escalações, declarações dos principais personagens e mais.

No último domingo (10/11), os rivais decidiram a Copa do Brasil na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Flamengo, que havia vencido o jogo de ida no Maracanã, por 3 a 1, voltou a ser superior ao Atlético e triunfou também na Arena MRV, por 1 a 0, conquistando a taça do torneio mata-mata.

 O resultado selou o pentacampeonato do clube carioca na Copa do Brasil. Do outro lado, a lamentação alvinegra se estendeu também para fora das quatro linhas: a Arena MRV foi palco de cenas de selvageria antes, durante e após o duelo, com tentativas de invasões de campo, arremesso de objetos, bombas, episódio de racismo e pancadaria – acontecimentos que ocasionaram, inclusive, na interdição do estádio por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Atlético e Flamengo “viram chave” para o Campeonato Brasileiro
Em busca de recuperação, o Atlético tenta encurtar a distância para o G7 do Campeonato Brasileiro, grupo que deve oferecer vagas para a Copa Libertadores de 2025. O Galo ocupa a 11ª posição na tabela de classificação, com 41 pontos – a seis de distância do rival Cruzeiro, sétimo colocado.

Encerrar o Brasileirão em uma das primeiras posições é fundamental para o Atlético, que ainda não tem vaga garantida no principal torneio do continente na próxima temporada. O maior sonho alvinegro, evidentemente, é conquistar o espaço por meio do título da atual edição da Libertadores, na qual disputará final contra o Botafogo.

Por sua vez, o Flamengo tenta se aproximar dos líderes para aumentar as chances de título – que hoje são ínfimas (0,69%, segundo a UFMG). O time rubro-negro ocupa a quinta posição na tabela, com 58 pontos, a 10 de distância do líder Botafogo, que tem um jogo a mais.

O clube do Rio de Janeiro já tem vaga garantida na Libertadores de 2025 e busca arrancada na reta final do Brasileirão. Em clima de festa no Maracanã pelo título da Copa do Brasil, o Flamengo tentará nova vitória sobre o Atlético.

Flamengo x Atlético: onde assistir ao vivo
O duelo pelo Campeonato Brasileiro terá transmissão somente por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).

Premiere
 
Flamengo x Atlético: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saiba quem deve iniciar jogando no Maracanã.

Flamengo
O técnico Filipe Luís terá desfalques importantes em virtude de convocações durante a Data Fifa. Ele fará mudanças em relação ao time que conquistou a Copa do Brasil diante do Atlético.

Provável escalação do Flamengo: Rossi; Wesley; Léo Pereira, David Luiz, Fabrício Bruno e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo e Carlos Alcaraz; Matheus Gonçalves (Lorran), Bruno Henrique e Michael
Pendurados do Flamengo: Léo Ortiz, David Luiz, Pulgar, Allan, Evertton Araújo, Gerson, Carlinhos e Gabigol
Desfalques do Flamengo: Varela (convocado), Léo Ortiz (convocado), Viña (lesão no joelho direito), Allan (suspenso), Gerson (convocado), Gonzalo Plata (convocado), Everton Cebolinha (lesão no tornozelo esquerdo), Pedro (lesão no joelho esquerdo) e Gabigol (afastado)
O Flamengo venceu a Copa do Brasil pela quinta vez na história(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Atlético

O técnico Gabriel Milito assegurou que dará fim ao rodízio de elenco nesta reta final de temporada. Com isso, o Atlético deve ser escalado com força máxima diante do Flamengo.

Os desfalques por convocações para as seleções, de toda forma, forçam mudanças na escalação. Os cenários mais prováveis passam pelas entradas de Bruno Fuchs, Rubens e Fausto Vera nas vagas de Junior Alonso, Guilherme Arana e Alan Franco, em ordem.

Outras mudanças ainda podem ocorrer. Deyverson, que não estava disponível na Copa do Brasil, deve ser acionado na vaga de Zaracho.

Provável escalação do Atlético: Everson; Lyanco, Battaglia, Bruno Fuchs (Saravia) e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Zaracho (Deyverson ou Bernard); Paulinho e Hulk
Pendurados do Atlético: Everson, Saravia, Igor Rabello, Rômulo, Junior Alonso, Rubens e Otávio
Desfalques do Atlético: Junior Alonso (convocado), Guilherme Arana (convocado), Paulo Vitor (suspenso), Alan Franco (convocado), Eduardo Vargas (convocado) e Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito)

Flamengo x Atlético: os personagens
Filipe Luís, técnico do Flamengo: “Os que vão jogar são os que estão melhores, não importa a idade. Eleva o nível deles e da equipe. Não negocio esforço, competitividade. Vai depender dos jogadores que queiram competir com ambição. Esse grupo, que conheço, tenho certeza que não perderá ambição e vai seguir de forma competitiva.”

Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Dependendo do que fizermos daqui em diante no Brasileiro, todos os jogadores terão a possibilidade de jogar a final. Quem vai jogar a final? Os melhores. E isso deve gerar competição interna. Estamos proibidos de pensar na final da Libertadores. Sabemos o que significa, mas precisamos nos recuperar no Brasileiro – o mais rápido possível. Por isso falo que agora, ainda mais para seguir nesse ritmo, chegar bem à final, é necessário jogar bem, descansar e jogar com os melhores jogadores disponíveis.”

Flamengo x Atlético: arbitragem
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (GO) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)