O Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 0 neste sábado (12/7), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, um mês depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Luiz Araújo, formado nas categorias de base do tricolor, fez o primeiro gol de canhota, e Wallace Yan marcou o segundo já nos acréscimos.

Líder isolado do Brasileiro, agora com 27 pontos, o rubro-negro voltou a campo quase duas semanas após ser eliminado pelo alemão Bayern de Munique no torneio internacional da Fifa, em que terminou a fase de grupos em primeiro lugar.

O time perdeu Gerson, vendido para o Zenit, da Rússia, e Pulgar, lesionado durante o Mundial, e entrou em campo sem o centroavante Pedro, por opção técnica de Filipe Luís.

Já o São Paulo aproveitou a pausa para trocar o então técnico Luis Zubeldía por outro argentino, Hernán Crespo, que está em sua segunda passagem pelo clube. Com a derrota, estaciona nos 12 pontos, a apenas um da zona de rebaixamento.

Flamengo x São Paulo

Diante do maior público do campeonato no ano, de 67.359 pessoas, o clube carioca acumulou algumas chances não aproveitadas na etapa inicial. Na primeira delas, aos 21 minutos, o zagueiro Léo Ortiz arriscou de fora da área e acertou a trave. A bola ainda bateu na perna do goleiro Rafael e sobrou na área, mas a defesa do São Paulo tirou. Aos 42, em nova tentativa de Ortiz, Rafael tirou para o lado e evitou o gol.

 As melhores oportunidades do rubro-negro no primeiro tempo vieram nos acréscimos, com Wesley, que fez bonita jogada dentro da área e parou no goleiro, e Gonzalo Plata, que de frente para o gol chutou para fora.

 O São Paulo foi ao ataque mais a partir de erros da defesa do Flamengo do que por jogadas criadas, mas melhorou o domínio de bola no início do segundo tempo. Aos 8, a bola chegou a sobrar para o português Cédric, que mandou por cima da trave do goleiro Rossi.

 Coube a um ex-jogador do tricolor abrir o placar aos 15 minutos. Luiz Araújo recebeu de Wesley e acertou belo chute na entrada da área para mandar a bola no ângulo. Não comemorou em sinal de respeito ao antigo clube.

 A troca de passes na frente melhorou depois que Hernán Crespo colocou Ferreirinha, Bobadilla e Ryan Francisco no jogo, mas não a ponto de o time ameaçar o gol de Rossi.

 Wallace Yan matou o jogo ao marcar o segundo gol do Flamengo, aos 51, depois de aproveitar rebote de chute de Luiz Araújo.

Próximos jogos de Flamengo e São Paulo

Ambas as equipes voltam a campo nesta quarta-feira (16/7), pela 14ª rodada. O Flamengo visita o Santos na Vila Belmiro, às 20h. Já o São Paulo vai até Bragança Paulista para duelar com o Bragantino no Estádio Cícero de Souza Marques, a partir das 21h30.