Após muito imbróglio, a CBF havia definido que Flamengo e Sport foram campeões
O relator do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, negou o recurso do Flamengo e não reconheceu o clube carioca como o campeão brasileiro de 1987. Ele alegou questões técnicas e manteve o Sport como o campeão.
O STF já havia negado pedidos do Flamengo de dividir o título com a equipe nordestina.
Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que reconhecia o título apenas ao Sport, declarou o Flamengo também campeão. Após isso, o Sport foi à Justiça para ser reconhecido como o único vencedor e ganhou.
Entenda. Em 1987, a CBF criou um torneio em módulos, Módulos Verde e Amarelo (Primeira Divisão) e Azul e Branco (Segunda Divisão).
Após a disputa dos módulos, o Flamengo venceu o Módulo Verde em cima do Internacional. Já o Módulo Amarelo teve uma divisão de título entre Guarani e Sport, após empate em 11 x 11 na disputa de pênaltis.
A CBF definiu, que para sair o campeão, um torneio quadrangular entre Sport, Guarani, Internacional e Flamengo deveria ser disputado. Flamengo e Inter se recusaram a disputar a competição.
Sport e Guarani empataram em Campinas por 1 x 1, e no Recife, o Sport venceu por 1 x 0 e foi declarado campeão. Após muito imbróglio, a CBF definiu que Flamengo e Sport foram campeões de 1987.