CAMPEONATO CARIOCA

O Flamengo é o primeiro finalista do Campeonato Carioca de 2024. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o time rubro-negro empatou sem gols com o Fluminense, neste sábado (16/3), no Maracanã, e assegurou a vaga na decisão pela sexta vez consecutiva.

 O Flamengo busca o 38º título da história do Campeonato Carioca. Já o Fluminense perde a chance de brigar pelo tricampeonato consecutivo.

 O Flamengo aguarda o vencedor da semifinal entre Nova Iguaçu e Vasco, que empataram na ida por 1 a 1. O segundo finalista será definido neste domingo (17/3), às 16h, no Maracanã.

Flamengo tem gol anulado pelo VAR

O primeiro tempo foi morno no Maracanã. O Fluminense, que necessitava marcar três gols, teve o controle das ações. Assim, dominava a posse de bola e ocupava mais espaços no campo ofensivo, mas encontrava dificuldades para furar a sólida defesa do Flamengo. Dessa forma, o Tricolor assustou apenas em uma cobrança de falta de Marcelo e em uma finalização de Renato Augusto dentro da área.

 O Flamengo, por sua vez, tinha uma vantagem de dois gols no placar e administrou o resultado. Com menos posse de bola, o Rubro-negro investiu nas bolas longas. Afinal, o Fluminense jogava com o jovem Martinelli na defesa, que encontrava dificuldade nas disputas com Pedro. O camisa 9 chegou a balançar a rede aos 30 minutos, mas o gol foi anulado por conta de uma falta em Keno na origem da jogada.

Flamengo administra vantagem e vai à final

O panorama não mudou na etapa final. A cada minuto que passava, a missão de marcar gols contra a sólida defesa rubro-negra se tornava quase impossível. O técnico Fernando Diniz fez mudanças e tentou deixar o time mais ofensivo, afinal, estava em desvantagem, mas não foi o suficiente. A única grande chance foi uma finalização de Renato Augusto no travessão.

 Já o Flamengo, por sua vez, jogou a etapa final com o regulamento nas mãos. Afinal, o time principal não sofreu gols no Carioca e tinha a vantagem do empate. Dessa forma, era improvável sofrer três em 45 minutos e, assim, restou administrar o resultado e esperar o apito final para comemorar a vaga na final pelo sexto ano consecutivo.

Flamengo 0 x 0 Fluminense

Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña, min. 16’/2ºT); Pulgar (Igor Jesus, min. 21’/2ºT), De La Cruz (Allan, min. 33’/2ºT) e Arrascaeta; Luiz Araújo (Bruno Henrique, min. 0’/2ºT), Everton Cebolinha e Pedro (Victor Hugo, min. 33’/2ºT). Técnico: Tite


Fluminense: Fábio; Marquinhos (Lucumí, min. 25’/2ºT), Manoel (Alexsander, min. 25’/2ºT), André e Marcelo (Diogo Barbosa, min. 31’/2ºT); Martinelli, Lima e Renato Augusto (Lelê, min. 16’/2ºT); Keno (Terans, min. 31’/2ºT), Arias e John Kennedy. Técnico: Fernando Diniz

 Cartões amarelos: Luiz Araújo, Rossi e De La Cruz (FLA); Keno, Marquinhos, Lima, André, Martinelli e Lucumí (FLU)

 Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca
Data: 16/03/2024
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Luiz Claudio Regazone
VAR: Rodrigo Nunes de Sá